NOTÍCIAS, BRASIL, MUNDO, ECONOMIA, POLÍCIA, POLÍTICA 
Jovem Pan AM's news on channel Notícias
Secretário-geral da ONU descarta solução militar para crise na Ucrânia

Secretário-geral da ONU descarta solução militar para crise na Ucrânia

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, advertiu hoje (2) as potências ocidentais de que não há uma solução militar para a crise na Ucrânia, no momento em que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se prepara para reforçar sua presença no Leste da Europa. Ele disse que está profundamente preocupado com a situação na Ucrânia e quer evitar a deterioração da crise que “evoluiu para uma situação caótica e perigosa”.



Português, Brasil


LEIA MAIS ...



Estudo analisa efeitos da poluição em quem se exercita em São Paulo

Estudo analisa efeitos da poluição em quem se exercita em São Paulo

A Secretaria Municipal de Transportes e Instituto do Coração lançaram um estudo inédito para descobrir os malefícios da poluição em ciclistas. O objetivo é cadastrar quem circula por São Paulo e detectar os principais problemas de saúde enfrentados por esse público.


Especialistas indicam que o efeito dos gases poluentes é maior em pessoas que estão se exercitando pela cidade. O pneumologista do Incor, Ubiratan de Paula Santos, disse ao repórter Victor La Regina que, mesmo com a poluição, o exercício traz mais benefícios.


O médico Ubiratan de Paula Santos destacou que a implantação de ciclovias em vias de menor circulação ajuda quem está se exercitando. Segundo o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, o estudo encoraja o poder público a tomar medidas mais arrojadas para os ciclistas.


Tatto afirmou que os resultados da pesquisa serão enviados à Prefeitura, que vai avaliar quais medidas podem ser tomadas. Para participar do levantamento, os ciclistas devem se cadastrar no site www.incor.usp.br.


 



LEIA MAIS ...



Protestos na Venezuela deixam seis pessoas feridas

Protestos na Venezuela deixam seis pessoas feridas

Pelo menos seis pessoas ficaram feridas, um delas a tiros, nos protestos registrados nas últimas horas na Venezuela contra a implementação de um sistema biométrico nos supermercados para controlar as compras de produtos e combater o contrabando.

Os protestos ocorreram em Táriba, nas proximidades de San Cristóbal, capital do estado de Táchira, na fronteira com a Colômbia, onde nos últimos dias foram registradas várias manifestações contra políticas do governo.



Português, Brasil


LEIA MAIS ...



Epidemia de ebola já matou 31 pessoas no Congo

Epidemia de ebola já matou 31 pessoas no Congo



O surto de ebola na República Democrática do Congo (RDC) já matou 31 pessoas na província de Equateur, informou o ministro da Saúde Pública congolês, Félix Kabange Numbi. Segundo ele, as autoridades sanitárias do país registraram, entre 28 de julho e 29 de agosto, um total de 53 casos, dos quais 13 foram confirmados em laboratório.


O último balanço, feito na semana anterior, identificava 13 mortes por ebola no país. Ainda está sendo monitorada a situação de 185 pessoas que tiveram contato com doentes infectados pelo vírus, acrescentou o ministro.


Félix Kabange Numbi informou ainda que a situação na província está sob controle, diante das medidas de contingência adotadas pelo governo, que disponibilizou US$ 1 milhão para o Plano de Resposta à Epidemia de Ebola. Este é o sétimo surto da doença no país.


Segundo informação da delegação de Kinshasa da Organização Mundial da Saúde (OMS), o "epicentro" da epidemia está na localidade de Lokolia, a cerca de 1.200 quilômetros da capital. A OMS assegura que está reforçando a presença de técnicos no país, "enviando especialistas em várias áreas para a região".


 

Também estão sendo desenvolvidas campanhas para conscientizar a população e prestar apoio psicológico e social a vítimas.


De acordo com a OMS em Kinshasa, as autoridades congolesas estão promovendo o isolamento dos casos detectados, a desinfestação das casas e  o reforço da capacidade nacional para enfrentar o problema.


A situação na República Democrática do Congo está sendo acompanhada, com atenção especial para Angola que, por meio de sete províncias, partilha uma fronteira de cerca de 1.500 quilômetros com aquele país.


A presença do vírus ebola no país vizinho colocou, automaticamente, Angola no grupo com risco "moderado a alto" de infecção.


As autoridades sanitárias angolanas admitem que o país está em "alerta", mas garantem que não foi detectado qualquer caso suspeito. Lembram que estão redobrando a acelerando a mobilização de equipes para o controle, alerta e a vigilância sanitária, principalmente nos postos de fronteira ao Norte.


De acordo com o Executivo, a movimentação de pessoas na RDC já levou à adoção de "medidas preventivas", especialmente a vigilância das fronteiras, com agentes de segurança e militares munidos de elementos de biossegurança.






LEIA MAIS ...



Confira a agenda dos candidatos à Presidência - 2/9/2014

Confira a agenda dos candidatos à Presidência - 2/9/2014



Eduardo Jorge (PV)


São Paulo

Manhã e tarde – Grava programas de TV e rádio. Após o horário eleitoral na TV, participa do Papo Reto com internautas, por uma hora (http://www.eduardojorgepv.com.br/tv-eduardo)


Eymael (PSDC)

São Paulo

9h – Atendimento a internautas nas redes sociais
11h – Gravação de programa eleitoral


Levy Fidelix (PRTB)

Agenda não divulgada


Luciana Genro (PSOL)

São Paulo

8h – Entrevista à Rádio CBN (Rua das Palmeiras, 315 - Vila Buarque)
11h – Sabatina no G1, na Rede Globo São Paulo (Rua Evandro Carlos de Andrade, 160 - Vila Cordeiro)

Santos (SP)

14h30 – Entrevista à TVB Afiliada Band (Avenida Antonio Emmerich, 1080)
16h – Entrevista ao Jornal A Tribuna (Avenida João Pessoa, 129, centro)
17h – Entrevista ao Jornal Diário do Litoral (Gal. Câmara, 254)
18h – Recebe a Plataforma Política da Intersindical no Sindicato dos Bancários de Santos e Região (Avenida Dr. Washington Luiz, 140 - Vila Matias)


Marina Silva (PSB)

São Paulo

16h – Sabatina no Estadão, no Auditório Grupo Estado (Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 55  - Bairro do Limão)


Mauro Iasi (PCB)

São Paulo

9h – Ato político de professores, funcionários técnico-administrativos e estudantes na USP
11h – Visita à Fundação Abrinq
15h – Entrevista à TV Globo, na sede do PCB/SP
19h – Debate Conjuntura Nacional e Poder Popular, na Fundação Santo André


Pastor Everaldo (PSC)

Agenda não divulgada


Rui Costa Pimenta (PCO)

Agenda não divulgada


Zé Maria (PSTU)

Agenda não divulgada

Aécio Neves (PSDB)


Brasília


Manhã e tarde – Participa de sessão do Senado

Dilma Rousseff (PT)

Agenda não divulgada






LEIA MAIS ...



Câmara inicia com pauta trancada último esforço concentrado antes das eleições

Câmara inicia com pauta trancada último esforço concentrado antes das eleições

Com a pauta de votações trancada pela Medida Provisória (MP) 648, que flexibilizou o horário de transmissão do programa A Voz do Brasil durante os jogos da Copa do Mundo, a Câmara inicia hoje (2) o último esforço concentrado antes do primeiro turno das eleições deste ano. Outro assunto que deverá constar da pauta é o projeto que pretende sustar o decreto presidencial que criou a Política Nacional de Participação Social.



Português, Brasil


LEIA MAIS ...



Enfrentamentos entre rebeldes e paramilitares em Benghazi deixam 31 mortos

Enfrentamentos entre rebeldes e paramilitares em Benghazi deixam 31 mortos

Trípoli, 2 set (EFE).- Pelo menos 31 combatentes líbios morreram e 36 ficaram feridos ontem à noite em enfrentamentos entre forças paramilitares do general sublevado Jalifa Hafter e milícias islamitas na província de Benghazi, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.


Vinte dos mortos e 29 dos feridos, que se encontram em estado grave, fazem parte da milícia do general Hafter, enquanto os grupos islamitas perderam 11 de seus membros e sete ficaram feridos, dois deles em estado grave, segundo a fonte.


Os choques ocorreram nos arredores do aeroporto de Benina, no sudeste da província, entre as tropas de Hafter, que lançaram vários foguetes, e as milícias islamitas de Al Shura, que incluem elementos da Ansar al Sharia e que empregaram fogo de artilharia.


Os islamitas pretendiam avançar em direção às instalações do aeroporto Benina.


Benghazi, a segunda maior cidade da Líbia, é cenário desde maio de enfrentamentos entre milícias islamitas e forças dirigidas por Hafter, que conduziu uma campanha militar batizada de "Al Karama" (A dignidade) para eliminar os grupos islamitas.


Hafter, que em 2011 combateu ao lado das forças rebeldes que derrubaram o ditador Muammar Kadafi, acusa as milícias de estarem por trás da onda de assassinatos e atentados que vem ocorrendo na província desde o começo da transição. EFE



LEIA MAIS ...



Contágios de dengue entre visitantes de parque de Tóquio continuam aumentando

Contágios de dengue entre visitantes de parque de Tóquio continuam aumentando

Tóquio, 2 set (EFE).- O governo japonês confirmou nesta terça-feira 12 novos contágios de dengue em pessoas que tinham estado no parque de Yoyogi, em Tóquio, onde se acredita que está a origem do primeiro surto desta doença no Japão desde 1945 e que já afeta 34 pessoas.


As autoridades japonesas continuam tomando medidas de prevenção no parque da capital para tentar evitar novos contágios desta doença propagada por mosquitos, e voltaram a pedir calma à população.


"Não é previsível que haja um rápido aumento das infecções, mas sim é possível que sejam registrados alguns casos mais durante os próximos dias", afirmou em entrevista coletiva o ministro da Saúde, Trabalho e Bem-estar, Norihisa Tamura.


O Instituto japonês de epidemiologia confirmou 12 novos contágios que se somam aos outros 22 casos de pessoas nas quais foi detectado o vírus desde o dia 27 de agosto.


Todos os afetados têm em comum que tinham estado no citado parque da capital japonesa, situado no distrito de Shibuya e um dos atrativos turísticos da cidade.


As autoridades colocaram sinais de advertência em torno do parque, e aconselham a quem se desloca dentro dele ou pelos arredores que usem manga longa e calças para se proteger das picadas de mosquitos.


Fumacê foi jogado nas regiões úmidas do parque onde os insetos se reproduzem e armadilhas instaladas para caçar alguns exemplares e tentar confirmar que estes são os portadores do vírus, algo que por enquanto não foi conseguido.


Embora a cada ano sejam registrados uns 200 casos de cidadãos japoneses infectados por esta doença durante viagens ao exterior, em quase 70 anos não se tinha detectado nenhum caso doméstico.


Todos os doentes melhoram das fortes febres que o vírus provoca, segundo o ministro japonês, que recomenda a toda pessoa com sintomas que procure uma clínica.


O ministro assinalou, além disso, que as complicações de saúde por febre de dengue são "pouco frequentes" e afetam apenas entre 1 e 5% dos doentes.


A dengue é frequente em áreas subtropicais da Ásia, América Latina e África, onde a cada ano se registram entre 50 e 100 milhões de contágios e 25 mil mortes provocadas pela doença, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). EFE


ahg/ma



LEIA MAIS ...



Drone dos EUA ataca local onde estava líder da Al Shabab

Drone dos EUA ataca local onde estava líder da Al Shabab

Nairóbi, 2 set (EFE).- Uma operação desenvolvida por drones do Exército dos Estados Unidos na Somália contra a milícia radical islâmica Al Shabab atacou o local onde estava seu líder, Ahmed Godane, informaram nesta terça-feira fontes governamentais à imprensa local.


O ataque aconteceu no final da noite de ontem, segundo o governador de Baixa Shabelle, Abdukadir Nour Sidi, que não pôde confirmar a morte de Godane.


"O drone lançou vários ataques contra o lugar onde dirigentes da Al Shabab e seus seguidores realizavam uma reunião secreta", assegurou à emissora somali "RBC".


O ataque aconteceu em uma cidade entre Sablaale e Dhay Tubaako, a cerca de 190 quilômetros ao sul da capital somali, Mogadíscio.


"Chegaram para nós informações que nesse local estavam se reunindo alguns dos líderes da Al Shabab, incluindo Ahmed Godane", disse o governador.


No entanto, não está claro se o ataque do drone matou Mukhtar Abu Zubeyr, conhecido também como Ahmed Godane e chefe do grupo islamita vinculado à Al Qaeda.


A operação foi confirmada hoje pelo Pentágono, que no entanto não deu detalhes das circunstâncias nem o local do ataque.


Al Shabab, que em fevereiro de 2012 se uniu à rede terrorista Al Qaeda a fim de instaurar um Estado islâmico radical na Somália, foi incluída em março de 2008 na lista de organizações consideradas terroristas pelo governo americano. EFE



LEIA MAIS ...



Bolsa de Lisboa: PSI-20 abre em alta de 0,45%

Bolsa de Lisboa: PSI-20 abre em alta de 0,45%

Lisboa, 2 set (EFE).- O índice principal da Bolsa de Valores de Lisboa, o PSI-20, abriu nesta terça-feira em alta de 0,45%, aos 5.935,56 pontos. EFE



LEIA MAIS ...



Postagens na internet geram conflitos e dúvidas entre usuários

Postagens na internet geram conflitos e dúvidas entre usuários

Cristina García Casado.


Washington, 31 ago (EFE).- Milhares de imagens de viagens no Instagram, as primeiras fotografias de um fato no Twitter e novos meios imprensa que reúnem o conteúdo de outros. A internet é um oceano de desafios para os direitos autorais, o que deixa nos usuários a grande dúvida: de quem é isto agora que subi para a internet?


A recente batalha legal entre a Wikipedia e o fotógrafo David Slater por uma foto de um macaco e os comentários cruéis que a filha de Robin Williams recebeu em suas redes sociais quando o ator morreu voltaram a abrir o debate sobre onde estão os limites na internet.


"O grande problema da rede é que muitas vezes, embora alguém seja vítima de uma ação ilegal e tenha direito a recorrer à Justiça, na prática é impossível perseguir os infratores", explicou à Agência Efe a advogada Gretchen McCord, especialista em informação digital, direitos autorais e privacidade nas redes sociais.


"A internet se movimenta tão rápido e é tão grande que assim que os conteúdos estão lá, muitas vezes não se pode fazer nada. Não se pode ir atrás de toda essa gente", acrescentou.


O tipo de casos que a advogada atende varia na mesma velocidade com a qual evoluem os conteúdos na internet: páginas como Facebook, muito popular e ao mesmo tempo controvertida em matéria de direitos e privacidade, mudam seus termos de uso continuamente, o que confunde ainda mais o usuário que nem sempre sabe se está sendo vítima de um plágio ou roubo, ou se ele mesmo está cometendo.


"A primeira coisa que se deve saber para entender onde estão os limites é que a internet é regida pelo princípio básico dos direitos autorais: os direitos autorais só protegem a expressão criativa original de uma ideia, mas não a ideia em si. É muito difícil proteger algo como as ideias", explicou à Efe Marc P. Misthal, advogado especialista em direitos autorais.


No caso da "selfie" do macaco, a Wikipedia ganhou porque os juízes determinaram que a proteção dos trabalhos criativos se limita aos elaborados por humanos e, portanto, não pode ser aplicada a uma fotografia que o animal tirou de si mesmo, embora o aparelho e a ideia tivessem sido do fotógrafo. E se não há direito de autor o uso desse conteúdo é livre.


"Quando uma pessoa cria um trabalho, por exemplo, ao tirar uma fotografia, tem o direito de autor automático. Quando faz o upload para uma plataforma como o Facebook ou o Instagram, muitas vezes aceita sem ler ou sem entender completamente termos de uso escritos em uma linguagem confusa que querem dizer é que você cede o uso, embora a propriedade continue sendo sua", assinalou Misthal.


Nesse caso, explicou o advogado, se um de seus amigos no Facebook pegar essa fotografia e a imprimir para vender, você pode denunciar a violação de seus direitos autorais. "A permissão de uso foi dada ao Facebook, não a ele, e sua autoria sobre a imagem está mantida".


A interpretação da lei se complica quando entra em debate o que em direito se denomina "uso justo".


"Em palavras muito simples, o 'uso justo' costuma ser considerado quando estamos mais perto do educativo ou informativo que do comercial", explicou a advogada McCord.


Mas a questão não é só o quê se compartilha, mas como se compartilha e em que quantidade: "Se considera que um titular não tem criatividade suficiente para estar protegido pelos direitos. O uso de um trecho de um texto também pode ser feito sempre que não seja demais e quando se considerar um uso justo", apontou a especialista.


Sobre os novos portais de internet que na prática são "depósitos" de links de outros meios ou publicações, McCord não hesitou: "Pode não agradar a muitas pessoas, porque geram tráfego de visitas com conteúdo que não foi criado por eles, mas fazer o link de outros conteúdos com um vínculo é completamente legal".


Os direitos de propriedade na internet nos Estados Unidos estão protegidos pela lei geral de direitos autorais e propriedade intelectual e pela legislação específica de direitos autorais do Milênio Digital, aprovada em 1998.


"Esta lei busca o equilíbrio, mas à medida que a tecnologia avança será necessário tomar medidas mais complexas em nível particular para proteger a autoria, mediante a encriptação ou marcas d'água", opinou o advogado David Reischer.


No entanto, para McCord "inevitavelmente" a lei sempre correrá atrás da realidade na internet. "Os usuários devem aprender a se proteger e a proteger suas obras, porque é impossível que a legislação avance na mesma velocidade que a da tecnologia", conclui. EFE



LEIA MAIS ...



EFE BRASIL - 2 SET 2014

EFE BRASIL - 2 SET 2014

A Agência Efe enviará nos próximos instantes a seguinte crônica:.


None


INTERNET DIREITOS - Washington - Milhares de imagens de viagens no Instagram, as primeiras fotografias de um fato no Twitter e novos meios imprensa que reúnem o conteúdo de outros. A internet é um oceano de desafios para os direitos autorais, o que deixa nos usuários a grande dúvida: de quem é isto agora que subi para a internet? Por Cristina García Casado. EFE



LEIA MAIS ...



FAO adverte que ebola ameaça as colheitas e aumenta os preços

FAO adverte que ebola ameaça as colheitas e aumenta os preços

Roma, 2 set (EFE).- A organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) advertiu nesta terça-feira que o surto do ebola na África Ocidental além de suas consequências sanitárias ameaça as próximas colheitas e está aumentando os preços dos alimentos.


Em comunicado, a FAO explicou que as interrupções no comércio alimentício nos três países de África Ocidental mais afetados pelo ebola, Guiné, Libéria e Serra Leoa, fizeram os preços ficar cada vez mais caros e os alimentos difíceis de conseguir, enquanto a escassez de mão de obra na agricultura ameaça seriamente a próxima temporada de coleta.


Além disso, as restrições ao movimento de pessoas impostas para lutar contra a propagação do vírus limitam também a circulação e comercialização de alimentos.


Perante isso, "as pessoas começaram a comprar por pânico e isto criou escassez de alimentos e fortes aumentos nos preços de alguns produtos básicos, sobretudo nos centros urbanos", acrescentou o organismo da ONU.


A FAO também lançou o alarme devido a que a principal temporada de coleta para os dois cultivos-chave na região - arroz e milho - se aproxima e a escassez de mão de obra devido às restrições de movimento e a migração para outras regiões afetarão gravemente a produção agrícola, pondo em perigo a segurança alimentar de um grande número de pessoas.


"A produção de cultivos comerciais como óleo de palma, cacau e borracha - da qual depende o sustento e a renda que permitem comprar alimentos de muitas famílias - espera-se que seja gravemente afetada", acrescentou a FAO.


Para aliviar esta situação, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) iniciou uma operação de emergência regional com o envio de 65 mil toneladas de alimentos destinados a 1,3 milhão de pessoas.


A FAO adverte que são "necessárias avaliações rápidas para identificar o tipo de medidas factíveis para diminuir o impacto da escassez de mão de obra durante a temporada de coleta" e a "necessidade de medidas para reativar o comércio interno, essenciais para aliviar as restrições de oferta e diminuir o aumento de preços de alimentos". EFE



LEIA MAIS ...



Bolsa de Frankfurt: DAX-30 abre em alta de 0,55%

Bolsa de Frankfurt: DAX-30 abre em alta de 0,55%

Berlim, 2 set (EFE).- O índice seletivo DAX-30 da Bolsa de Valores de Frankfurt abriu nesta terça-feira em alta de 0,55%, cotado aos 9.531,21 pontos. EFE



LEIA MAIS ...



Bolsa de Londres: FTSE-100 abre em alta de 0,25%

Bolsa de Londres: FTSE-100 abre em alta de 0,25%

Londres, 2 set (EFE).- O índice principal da Bolsa de Valores de Londres, o FTSE-100, abriu hoje em alta de 17,26 pontos (0,25%), aos 6.842,57. EFE



LEIA MAIS ...



Euro abre em baixa em Frankfurt

Euro abre em baixa em Frankfurt

Berlim, 2 set (EFE).- O euro abriu nesta terça-feira no mercado de divisas de Frankfurt cotado a US$ 1,3122, frente a US$ 1,3135 da última sessão.


O Banco Central Europeu (BCE) fixou ontem a taxa de câmbio de referência da divisa europeia em US$ 1,3133. EFE



LEIA MAIS ...



Brent abre em alta em Londres

Brent abre em alta em Londres

Londres, 2 set (EFE).- O barril de petróleo Brent para entrega em outubro abriu hoje em alta no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, cotado a US$ 102,75, 0,14% mais que no fechamento da sessão anterior. EFE



LEIA MAIS ...



Bolsa de Tóquio: Nikkei fecha em alta de 1,24%

Bolsa de Tóquio: Nikkei fecha em alta de 1,24%

Tóquio, 2 set (EFE).- O índice Nikkei da Bolsa de Valores de Tóquio fechou nesta terça-feira em alta de 192,00 pontos (1,24%), aos 15.668,60.


O segundo indicador, o Topix, que agrupa os valores da primeira seção, subiu 13,94 pontos (1,09%), para 1.297,00. EFE



LEIA MAIS ...



Bolsa de madri: Ibex-35 abre em leve alta de 0,09%

Bolsa de madri: Ibex-35 abre em leve alta de 0,09%

Madri, 2 set (EFE).- O principal indicador da Bolsa de Valores de Madri, o Ibex-35, abriu hoje em leve alta de 0,09%, aos 10.751 pontos. EFE



LEIA MAIS ...



Bolsa de Paris: CAC-40 abre em alta de 0,10%

Bolsa de Paris: CAC-40 abre em alta de 0,10%

Paris, 2 set (EFE).- O índice geral da Bolsa de Valores de Paris, o CAC-40, abriu nesta terça-feira em alta de 0,10%, cotado a 4.383,96 pontos. EFE



LEIA MAIS ...



Bolsa de Milão: FTSE MIB anre em alta de 0,33%

Bolsa de Milão: FTSE MIB anre em alta de 0,33%

Roma, 2 set (EFE).- O índice seletivo da Bolsa de Valores de Milão, o FTSE MIB, abriu hoje em alta de 0,33%, aos 20.412,33 pontos.


O geral, o FTSE Italia All-Share, subiu 0,34%, para 21.681,54 pontos. EFE



LEIA MAIS ...



Marinha do México auxilia naufrágos cubanos em balsa à deriva

Marinha do México auxilia naufrágos cubanos em balsa à deriva

Cidade do México, 1 set (EFE).- A Marinha do México auxiliou a 15 pessoas de origem cubana que estavam a bordo de uma balsa à deriva a cerca de 133 milhas náuticas (246 quilômetros) a nordeste de Puerto Progreso, Iucatã.


A instituição informou em um boletim que a Nona Zona Naval recebeu uma ligação da câmara da Indústria Pesqueira de Puerto Progreso informando que um navio pesqueiro avistou uma embarcação à deriva com várias pessoas a bordo.


Pelo anterior, o Comando Naval ordenou zarpar a uma embarcação da Patrulha Oceânica, a qual localizou a balsa no ponto assinalado, começando a auxiliar seus tripulantes.


"Uma vez que o pessoal da Patrulha Oceânica realizou as manobras de embarque dos náufragos, se percebeu que estes apresentavam sintomas de desidratação severa, por isso que foram levados a Puerto Progreso, por ser o mais próximo, já que requeriam atendimento médico imediato", informou o boletim.


Devido às condições em que estavam os náufragos em alto-mar antes de ser resgatados, um deles morreu a bordo da balsa, e um mais no momento de seu resgate apresentou sinais vitais baixos e morreu posteriormente, sem responder às manobras de reanimação cardiopulmonar que lhe foram praticadas. EFE


msc/ma



LEIA MAIS ...



Austrália defende uso da "força extrema" contra militantes islâmicos

Austrália defende uso da "força extrema" contra militantes islâmicos

Sydney (Austrália), 2 set (EFE).- O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, defendeu nesta terça-feira o uso da "força extrema" para lutar contra "a maldade" dos militantes islâmicos, e alertou da necessidade de aplicar medidas drásticas contra estas organizações que promovem seus crimes pela internet.


Abbott comparou os movimentos jihadistas com os tiranos nazistas e comunistas do século passado por considerar que rendem culto à morte, embora tenha dito que os extremistas islâmicos promovem seus crimes nos meios de imprensa enquanto os outros tentavam ocultá-los.


"Isso representa para mim um culto à morte e por isso acho que é bastante apropriado responder com força extrema à gente como esta", declarou o primeiro-ministro australiano em entrevista à rádio "2GB" de Sydney.


Ao ser perguntado sobre a possibilidade de causar baixas civis, o chefe do Executivo australiano comentou que este tipo de situação está sendo discutida com os Estados Unidos e seus aliados.


"Às vezes algumas medidas drásticas e terríveis são necessárias para responder à maldade pura que estamos vendo agora ao longo de uma grande faixa do Oriente Médio graças a este odioso movimento", explicou.


O primeiro-ministro também negou relatórios da imprensa que assinalam que os aviões C130 Hércules australianos dispararam contra militantes islâmicos este fim de semana durante operação humanitária na cidade iraquiana de Amerli, a 200 quilômetros ao sul da capital curda. EFE



LEIA MAIS ...



Vulcão equatoriano Tungurahua registra várias explosões

Vulcão equatoriano Tungurahua registra várias explosões

Quito, 1 set (EFE).- Cerca de 40 explosões foram registradas no vulcão Tungurahua, no centro dos Andes do Equador e, embora sua força tenha diminuído, não se descarta um aumento repentino da atividade do monte, informou nesta segunda-feira o Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional.


"Nas últimas horas as explosões diminuíram em tamanho, no entanto, o nível de atividade do vulcão se considera como moderado a alto e não se descarta um possível aumento repentino da atividade com a geração de fluxos piroclásticos", diz o último relatório do IG.


Além disso, nas últimas 24 horas foram registrados 28 episódios de tremor ou tremores associados à constante emissão de gases e cinza, assim como 77 leves relacionados com o movimento de fluidos no interior do vulcão.


Uma dos fortes explosões registradas neste domingo, segundo o relatório, gerou uma coluna de gás e cinza que chegou a 2,5 quilômetros de altura sobre a cratera, como uma nuvem que por efeito do vento se dirigiu para noroeste.


O atual comportamento do Tungurahua corresponde a um último pulso de grande atividade que começou no final de julho.


De 5.016 metros de altitude e situado a cerca de 180 quilômetros a sudeste de Quito, este vulcão iniciou seu processo eruptivo em 1999 e desde então se intercalaram períodos de grande atividade com lapsos de relativa calma.


No Equador há mais de meia centena de vulcões, dos quais os mais ativos são o Tungurahua, o Reventador e o Sangay. EFE



LEIA MAIS ...



Dias Toffoli nega pedido para suspender campanha de Arruda ao governo do DF

Dias Toffoli nega pedido para suspender campanha de Arruda ao governo do DF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, negou hoje (1º) pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) para impedir que José Roberto Arruda, candidato ao governo do Distrito Federal, continue a fazer campanha. Toffoli entendeu que o recurso no qual a defesa de Arruda contesta a decisão do tribunal, que barrou a candidatura do ex-governador, deve ser julgado antes do pedido do MPE. 



Português, Brasil


LEIA MAIS ...



Apple investiga se iCloud foi invadida para roubo de fotos de famosas nuas

Apple investiga se iCloud foi invadida para roubo de fotos de famosas nuas

Washington, 1 set (EFE).- A companhia Apple anunciou nesta segunda-feira que investiga a possibilidade de que hackers tenham invadido seu serviço de armazenamento de dados iCloud para obter fotografias de famosas nuas ou em poses sexy.


"Levamos a privacidade de nossos usuários muito a sério e estamos investigando ativamente esta informação", disse em comunicado a porta-voz da Apple, Natalie Kerrys.


A explicação que surgiu pelo vazamento na internet de centenas de fotografias privadas de famosas nuas ou em poses sensuais, é um possível problema de segurança do serviço iCloud da Apple para o armazenamento de fotos, música e dados na nuvem, que pôde ter sido aproveitado pelos hackers.


Apesar de muitas das fotos terem sido qualificadas como montagens grosseiras, alguma das celebridades vítimas da disseminação das fotografias pelas redes sociais após seu vazamento, como Jeniffer Lawrence, confirmaram que entre elas há algumas verdadeiras, como as suas.


Lawrence assegurou que tomará ações legais contra qualquer meio que publicar suas "fotografias roubadas", que foram hospedadas primeiramente no local de troca de fotos na internet 4Chan, assinadas por "Anonymous", e daí começou sua distribuição por redes sociais como Twitter, Reddit e muitas mais.


"Trata-se de uma flagrante violação da privacidade", disse o porta-voz da artista em comunicado, assegurando que já se entrou em contato com as autoridades.


Segundo um comentário no site especializado de internet GitHub, aparentemente alguém encontrou uma brecha de segurança no serviço da Apple conhecido como Find My Phone, que permite o rastreamento e bloqueio à distância de um telefone perdido ou roubado.


Tal brecha de segurança pode ter permitido que o hacker introduzisse automaticamente no serviço de armazenamento do iPhone na nuvem diferentes combinações de senhas até achar a correta.


A lista de famosas que supostamente podem ter sofrido este ataque virtual inclui Ariana Grande, Rihanna, Victoria Justice, Kim Kardashian, Kate Upton, Lea Michelle, Mary Kate Olsen e Kirsten Dunst, segundo o portal Buzzfeed.com, que repercutiu a notícia do vazamento das fotos, mas não as publicou.


Outra jovem atriz que reconheceu a existência de fotografias suas roubadas é Mary Elizabeth Winstead, que disse no Twitter que se trata de fotos que tirou, com seu marido, anos atrás e na privacidade de seu lar.


Outras celebridades, no entanto, rejeitaram a autenticidade das imagens, entre as quais apareceram também alguns vídeos.


"Estas fotos nas quais se representa que estou nua são falsas, deixe-me esclarecer isto", disse a atriz e cantora Victoria Justice em mensagem no Twitter.


"Completamente falsas", respondeu o porta-voz de Ariana Grande ao ser perguntado por este assunto.


Esta não é a primeira ocasião em que os famosos são alvo de hackers que roubaram material pessoal na internet, entre elas Paris Hilton, Cristina Aguilera e Scarlett Johansson. EFE



LEIA MAIS ...



Imagens do dia, 1º de setembro de 2014

fonte: EFE Imagens do dia, 1º de setembro de 2014 Imagens do dia, 1º de setembro de 2014


LEIA MAIS ...



Bombeiros trabalham para conter incêndio na Floresta Nacional de Brasília

fonte: Agência EFE Bombeiros trabalham para conter incêndio na Floresta Nacional de Brasília Bombeiros trabalham para conter incêndio na Floresta Nacional de Brasília


LEIA MAIS ...



Negociações para libertar "boinas azuis" fijianos são intensificadas

Negociações para libertar "boinas azuis" fijianos são intensificadas

Sydney (Austrália), 2 set (EFE).- As negociações com a Frente al Nusra para a libertação dos 45 "boinas azuis" do Fiji detidos nas Colinas de Golã desde a quinta-feira passada se intensificaram nas últimas 24 horas, informa nesta terça-feira a imprensa local.


O comandante militar fijiano, Mosese Tikoitoga, disse que a equipe de gestão de crise, criada pelo governo de Fiji para este caso e que agora é dirigida por um grupo de negociadores de Nova York, e representantes da Frente al Nusra, tentar buscar um pacto para libertar os soldados, segundo a emissora fijiana "FBC".


As autoridades fijianas informaram que os "boinas azuis" retidos estão bem, embora continuem detidos em um local desconhecido, acrescentou a fonte.


Os "boinas azuis" fijianos fazem parte da Força das Nações Unidas de Observação da Separação nas Colinas de Golã (Undof, na sigla em inglês), que atua na fronteira entre Síria e Israel.


A Frente al Nusra exige que seu grupo seja removido da lista de organizações terroristas da ONU, que o organismo internacional dê assistência a um grupo de pessoas dos arredores de Damasco, e que a indenize pela morte de três de seus combatentes, segundo a "FBC".


"Temos as melhores pessoas na Síria negociando por nós", disse o primeiro-ministro fijiano, Voreqe Bainimarama, ao assegurar que seu governo fará todo o possível para a libertação de seus soldados.


A Undof foi criada em 31 de maio de 1974 a fim de supervisionar o acordo entre Síria e Israel para a retirada das Colinas de Golã e vigiar que se mantenha o cessar-fogo estipulado entre as partes.


Seu mandato foi estendido recentemente por mais seis meses, até o dia 31 de dezembro deste ano. EFE



LEIA MAIS ...



STJ determina que mineradora é responsável por desastre ambiental de 2007

STJ determina que mineradora é responsável por desastre ambiental de 2007

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a Mineração Rio Pomba Cataguases deve recompor os danos materiais e morais que aconteceram após o vazamento de lama tóxica em 2007. O desastre ambiental atingiu cidades em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, deixando um grande número de famílias desabrigadas, principalmente nos municípios mineiros de Muriaé e Miraí. A decisão, em recurso repetitivo, foi publicada hoje (1º) na página do STJ (www.stj.jus.br).



Português, Brasil


LEIA MAIS ...