NOTÍCIAS, BRASIL, MUNDO, ECONOMIA, POLÍCIA, POLÍTICA 
Jovem Pan AM's news on channel Notícias
Nova espécie de pássaro descoberta no Brasil já corre risco de extinção

Nova espécie de pássaro descoberta no Brasil já corre risco de extinção

Vinte anos após o início das investigações pelo pesquisador Luis Antonio Pedreira Gonzaga, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é descoberta em uma faixa estreita de Mata Atlântica, no litoral da Bahia, uma nova espécie de pássaro (Scytalopus gonzagai) que, entretanto, já corre risco de extinção.


O biólogo especializado em ornitologia (estudo dos pássaros) Giovanni Nachtigall Maurício, professor do curso de gestão ambiental da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e primeiro autor do artigo de descrição da espécie, disse à Agência Brasil  que os cálculos feitos durante a pesquisa de campo estimaram em quase 3 mil o número desses pássaros na região. O  pássaro recebeu o nome de macuquinho-preto-baiano. A estimativa foi baseada no cálculo da área disponível e da densidade. A partir desses dados, os pesquisadores ampliaram as informações para toda a área possível.


“A gente fez um cálculo e, depois, uma ampliação, que indicou em torno de 2.888 pássaros na espécie. O cálculo foi o estopim para essa conclusão (de risco de extinção)”, relatou o biólogo.  Depois desses cálculos, a equipe de pesquisadores usou os critérios da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, a sigla em inglês), “que são critérios universais para o estudo de espécies ameaçadas. O conjunto de critérios vai mostrar o grau de ameaça àquela espécie. Ela se enquadrou na categoria em perigo. Essa é uma categoria de ameaça oficial”.


A regra geral estabelece que até 2.500 indivíduos, a espécie seria considerada criticamente em perigo; de 2.500 até 10 mil indivíduos, é considerada em perigo; e de 10 mil até 20 mil, é vulnerável.


Giovanni Maurício confirmou que o embrião da descoberta foi a pesquisa independente do professor da UFRJ Luiz Antonio Pedreira Gonzaga e amigos. Gonzaga acabou sendo homenageado ao batizar com seu nome a nova espécie brasileira. Naquela época, por volta de 1993,  os pesquisadores acreditaram que se tratava de um macuquinho-preto comum, encontrado no Sul e no Sudeste do país. “Por isso, ela não foi descrita naqueles primórdios”, explicou Maurício.


Segundo o especialista, a desconfiança de que era uma nova espécie começou em 2002. Constatou-se, então, que as  medidas eram diferentes. “A cauda era menor e a asa, maior”, disse Maurício. A cor foi outro fator de distinção.  O 'Scytalopus gonzagai' apresenta ainda ritmo de canto mais forte e diferentes vocalizações.


Duas expedições feitas em 2004 e 2006, com o apoio da organização não governamental (ONG) Save Brasil , vinculada à Birdlife Internacional, da Inglaterra,  e da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, respectivamente, puderam  investigar mais profundamente o pássaro, nas montanhas do sudeste da Bahia. As expedições confirmaram que era uma espécie nova e permitiram chegar à descoberta este ano.


Giovanni Maurício se baseia na Política Nacional da Biodiversidade para transmitir aos alunos a importância do tema para a vida no planeta. O professor decidiu retomar a descrição da espécie, que estava parada, “até para mostrar aos alunos como a biodiversidade brasileira vai aumentando”. Ele pretende continuar fazendo a revisão desse gênero de aves porque está convicto de que há mais espécies novas a serem descritas. Maurício acredita que daqui a um ou dois anos serão descobertas mais espécies não ameaçadas de extinção, porque têm uma distribuição maior. “A gente continua nesse trabalho”.



LEIA MAIS ...



Imagens do dia, 20 de setembro de 2014

fonte: EFE Imagens do dia, 20 de setembro de 2014 Imagens do dia, 20 de setembro de 2014


LEIA MAIS ...



Policia Militar admite abordagem errada em morte de camelô em São Paulo

Policia Militar admite abordagem errada em morte de camelô em São Paulo

A Polícia Militar admitiu que a morte de camelô foi fruto de uma abordagem policial que deu errado. A Corregedoria da corporação e a Polícia Civil apuram o caso, enquanto o agressor segue em cela no presídio Romão Gomes, zona norte da capital.


O ambulante morreu durante uma operação contra a venda de mercadorias irregulares no bairro da Lapa na tarde da última quinta-feira. O porta-voz da P-M, tenente-coronel Mauro Lopes, diz que a abordagem deu errado, mas pede que seja aguardado o fim das investigações.


Uma imagem gravada por celular mostra o PM com a arma na mão, e o agente dispara depois que um ambulante tentou tirar o spray de pimenta dele. Ao lamentar o caso, o governador Geraldo Alckmin afirmou que pediu empenho da corregedoria nas investigações.


O prefeito de São Paulo diz que morte de camelô durante blitz na Lapa foi um caso isolado na Operação Delegada. Fernando Haddad afirmou que a iniciativa é acompanhada de forma permanente e cobrou uma investigação detalhada sobre o caso.


A operação delegada é o bico oficial instituído na gestão Gilberto Kassab, quando o policial trabalha a servico da prefeitura em dias de folga. O ambulante Carlos Augusto Muniz Braga foi levado na noite desta sexta-feira ao estado do Piauí, onde será enterrado.


 



LEIA MAIS ...



"Brasil não tem vocação imperial", diz assessor de Dilma sobre Cuba

"Brasil não tem vocação imperial", diz assessor de Dilma sobre Cuba

São Paulo, 20 set (EFE).- O assessor especial da presidente Dilma Rousseff para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, afirmou neste sábado, em resposta às declarações da candidata Marina Silva sobre Cuba, que o Brasil não tem uma "vocação imperial",

"O Brasil não é uma agência de certificação que distribui definições sobre outros países. Respeitamos Cuba, assim como os Estados Unidos, França e a China, por exemplo", declarou para a Agência Efe.

Em recente entrevista, Marina Silva disse que "a melhor forma de ajudar o povo cubano é compreender que podem fazer a transição do atual regime para democracia" e que não era necessário cortar relações com a ilha.

A candidata do PSB disse ainda que se for eleita ajudaria por meio da diplomacia a defender valores como os direitos humanos

Garcia, que está no cargo desde o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que qualquer tentativa de opinar sobre a situação interna de outro país é contrária à posição da diplomacia brasileira.

"Não temos posição de intervir em nenhum país do mundo e respeitamos o princípio da autodeterminação. Isto fundamentou nossa relação na América Latina e no Caribe. Os rumos do Estado cubano serão tomados exclusivamente pelos próprios cubanos", afirmou Garcia, que já foi presidente do PT.

O atual governo financia a modernização do Porto de Mariel, em Cuba, por um valor de US$ 957 milhões, a maior parte por meio de empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O investimento é apontado como estratégico para o comércio brasileiro na região caribenha.

O assessor especial também rejeitou a ideia de Marina Silva de que é preciso "relançar" as relações com os Estados Unidos. "Que eu saiba não houve ruptura de relações", justificou Garcia.

Dilma Rousseff cancelou em 2013 uma visita oficial a Washington após a revelação feita pelo ex-analista da Agência Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden de que a presidente e outras autoridades tinham sido espionadas pelos EUA.

García contou que se reuniu no início de setembro com a secretária de Estado dos EUA para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, e classificou o caso como uma "mancha".

"Se a candidata (Marina Silva) não considera isto relevante me surpreende muito, não é algo irrelevante, o que não quer dizer que se acredita em um clima de hostilidade permanente, vamos ter de discutir como superar esta mancha", avaliou o assessor especial.

Garcia sustentou que o governo quer uma relação "simétrica" com Washington.

"O Brasil sabe da importância que os Estados Unidos têm no mundo e nas Américas e temos de ver as formas para que estes episódios não voltem a se reproduzir. Queremos ter uma relação simétrica, não uma relação assimétrica", declarou.

Para García, as propostas de governo apresentadas por Marina Silva "são contraditórias". O assessor ressaltou que o mandato de Dilma foi marcado pela crise mundial e o papel do G20.

O assessor especial afirmou que as crises financeiras nos EUA e Europa geraram novos cenários, sobretudo com os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). "Em 2010 os Brics eram apenas uma ideia, hoje têm uma consistência maior, com um fundo de reservas, o banco dos Brics", comemorou.

O assessor se referiu ainda à flexibilização do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) proposta por Marina Silva para se poder negociar unilateralmente e em velocidades diferentes um acordo de livre-comércio com a União Europeia.

"Atualmente a única proposta consistente que temos é sobre um acordo Mercosul-UE e estamos dispostos a concluí-lo. Entregamos uma oferta comum e o que sabemos até agora é que a UE não tem uma posição comum", declarou.

Garcia disse que a intenção dos países do bloco é apostar em um acordo dentro da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Segundo o assessor, a diplomacia do Brasil quer "consolidar o Mercosul e transformá-lo em uma união aduaneira e para isso deve persistir na relação com seus membros", à espera dos próximos possíveis sócios, como a Bolívia e Equador.

"O comércio intra-Mercosul é muito relevante. Argentina é um dos três principais parceiros comerciais do Brasil. E se a expansão nesse comércio não é maior é em função de dificuldades mundiais e regionais", disse. 



LEIA MAIS ...



Agenda dos candidatos à Presidência – 20/9/2014

Agenda dos candidatos à Presidência – 20/9/2014

Pastor Everaldo (PSC)

Brasília

10h - Caminhada Corpo a Corpo - Avenida Paranoá, na altura da Quadra 27, Paranoá
17h30 - Encontro PSC Mulher - Catedral da Benção (QSF/AE 4/5 - Taguatinga)
19h - Congresso de Mulheres da Assembleia de Deus de Madureira - Ginásio de Esportes de Sobradinho (Quadra 2 - Área Reservada 1/5 - Sobradinho)

Rui Costa Pimenta (PCO)

São Paulo

10h - Plenária com militantes e simpatizantes do partido – sede do PCO (Rua Serranos, 108 - Saúde)

Zé Maria (PSTU)

Sem compromissos de campanha

Aécio Neves (PSDB)

Vale do Aço (MG)

9h30 – Entrevista coletiva no aeroporto de Ipatinga
9h45 – Carreata em Ipatinga, seguida por carreatas em Coronel Fabriciano e Timóteo
 
Dilma Rousseff (PT)
 
São Paulo

11h - Caminhada em Santo Amaro (Largo Treze de Maio)


Eduardo Jorge (PV)

Cuiabá
 
8h - Caminhada e plantio de árvores na Lagoa Encantada, na Morada da Serra (CPA 3)
10h30 - Caminhada pelo centro da cidade, na Avenida 13 de Julho, com concentração na Praça da Matriz
11h30 - Participa de ato público em defesa do Rio Cuiabá, na Ponte Nova
 


Eymael (PSDC)

Natal


8h30 – Entrevista ao Jornal de Hoje – Rua Dr. José Gonçalves, 687
9h30 – Caminhada pela Feira Livre do Alecrim - Rua dos Caicós, 186 
12h – Almoço com Executiva do PSDC do Rio Grande do Norte na zona norte
15h35 – Decola de Natal

São Paulo

19h05 – Aterrissa em São Paulo – Guarulhos
 
Levy Fidelix (PRTB)

Recife


10h – Reunião com o Partido Militar Brasileiro – Sede PMB (Avenida Guararapes)
11h – Caminhada no Mercado São José
13h – Almoço no Clube Militar com oficiais e simpatizantes
16h – Reunião com candidatos a deputados federais e estaduais do PRTB
20h – Jantar com os dirigentes do PRTB de Pernambuco

Luciana Genro (PSOL)

Porto Alegre

14h30 - Caminhada no Acampamento Farroupilha (Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho, Praia de Belas)
 
Marina Silva (PSB)

Campinas (São Paulo)

11h – Entrevista coletiva e, na sequência, ato público - Casa de Portugal: Rua Ferreira Penteado, 4.349, centro

Salvador

17h – Entrevista coletiva no Hotel Novotel Salvador - Avenida Luís Viana Filho, 13.223, São Cristovão
18h – Encontro com lideranças do movimento negro no Novotel Salvador - Avenida Luís Viana Filho, 13.223, São Cristovão
20h – Comício Unidos pelo Brasil - Campo da Pronaica, Cajazeiras 10
 
Mauro Iasi (PCB)

Tarde - Reunião de coordenação de campanha



LEIA MAIS ...



Entrevista com Mauro Arce sobre ANA

Entrevista com Mauro Arce sobre ANA


LEIA MAIS ...



Secretário de Recursos Hídricos diz que espera que ANA reflita e volte a colaborar com SP

Secretário de Recursos Hídricos diz que espera que ANA reflita e volte a colaborar com SP

O secretário de Recursos Hídricos de São Paulo, Mauro Arce, disse neste sábado (20), em entrevista à JOVEM PAN, que ficou surpreendido pelo fato da ANA (Agência Nacional de Águas) ter deixado o comitê que assessora a crise no sistema Cantareira, em São Paulo. Arce falou ainda que ficou sabendo pela imprensa sobre o fato.


“Nós ficamos supreendidos pelo momento em particular e a forma com que isso foi feito. Nós, até ontem à noite, não tínhamos recebido ainda o ofício. Então, tomamos conhecimento através primeiro da imprensa e depois fomos ver o site da própria ANA”, explicou.



Arce afirmou ainda no Jornal da Manhã que lamenta esse momento e espera que eles reflitam melhor e voltem a colaborar. O secretário chamou também a situação de “estranha” e citou um exemplo.


“Se a gente for ver o que acontece, por exemplo, em Mauá, a Sabesp oferece água para a empresa que distribui e desde março a gente tem pedido para que haja uma redução no consumo, (...) mas lá no caso de Mauá não aconteceu, absolutamente, nada”, afirmou.


Arce explicou que a prefeitura do município do ABC Paulista, agora, anuncia a necessidade de racionamento de água. “Se a prefeitura quiser fazer o racionamento, ela faz. Porque é ela que controla a Sama. Da nossa parte, eu queria informar que não houve redução [do consumo de água]”, disse.


Ouça a entrevista completa no áudio com o jornalista JOVEM PAN Patrick Santos.



LEIA MAIS ...



Empresa chinesa de comércio eletrônico supera valor de mercado de Facebook, Ebay e Amazon

Empresa chinesa de comércio eletrônico supera valor de mercado de Facebook, Ebay e Amazon

A gigante chinesa do comércio eletrônico estreia na Bolsa de Valores de Nova York e supera valor de mercado de Facebook, Ebay e Amazon. O Grupo Alibaba captou mais de US$ 25 bilhões nesta sexta-feira, nessa que é a maior entrada da história da bolsa.


Os papéis da empresa foram negociado por aproximadamente US$ 92 o que alavancou o valor de mercado da companhia para US$ 228,5 bilhões. O alvoroço causado e as cifras alcançadas tranformaram o Alibaba na maior empresa de e-commerce do mundo, segundo algumas consultorias.


Em entrevista à TV norte-americana, Jack Ma, fundador do grupo, disse que pretende tornar o Alibaba maior que o grupo de varejo Walmart. O economista da X-Infinity Investimentos, Jason Vieira, explicou a Carlos Aros que o furor do mercado na estreia do Alibaba tem dois motivos centrais.


O lucro líquido do Alibaba no segundo trimestre deste ano foi de quase US$ 2 bilhões. O diretor da Eagle Capital, Paulo Possas, acredita que no futuro a companhia será um bom investimento, mas alerta para a necessidade de cautela agora.


O Grupo Alibaba lucrou no último ano fiscal R$ 3,5 bilhões mais que suas principais concorrentes - as norte-americanas Amazon e Ebay - juntas. Agora, a companhia que domina 80% do comércio eletrônico da China ganha força e deverá direcionar seus negócios para Américas e Europa.


 



LEIA MAIS ...



Greve na USP prejudica ano letivo e pode desestimular alunos

Greve na USP prejudica ano letivo e pode desestimular alunos

A greve de aproximadamente quatro meses da USP prejudicou o cronograma do ano letivo e pode desestimular os alunos por causa do tempo perdido. Com a paralisação o semestre terá que ser replanejado e os professores precisarão ficar atentos para que não haja perda de aprendizagem.


A doutora em educação, Andréia Ramal assinala que é necessária uma revisão dos conteúdos para os estudantes voltarem ao ritmo anterior ao movimento. Falando ao repórter Anderson Costa, ela indicou que toda alteração de calendário gera impactos, mas no ensino universitário é mais fácil a retomada.  


Para o professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Ocimar Alavarse até o carnaval de 2015 todas as aulas devem ser repostas. Em entrevista ao repórter Daniel Lian, ele salientou que a formação dos alunos não será comprometida.


A mais longa greve da história da Universidade de São Paulo durou 116 dias. As aulas serão retomadas na próxima segunda-feira.



LEIA MAIS ...



Imagens do dia, 19 de setembro de 2014

fonte: EFE Imagens do dia, 19 de setembro de 2014 Imagens do dia, 19 de setembro de 2014


LEIA MAIS ...



Após correção de erro, Pnad mostra queda na desigualdade no país e não aumento

Após correção de erro, Pnad mostra queda na desigualdade no país e não aumento

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na noite de hoje (19) uma correção da análise de dados e microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada na quinta (18), o que levou a erro em alguns resultados das estimativas. O índice de Gini, por exemplo, que mede a desigualdade no país, em 2012 estava em 0,496 e, em 2013, caiu para 0,495, o que mostra redução na desigualdade, ao invés do aumento para 0,498 divulgado ontem.


Apesar de o percentual de pessoas que ganham até um salário mínimo ter ficado em 25,2% da população ocupada em 2013, e não 24,8%, a desigualdade diminuiu porque a taxa dos que ganham de cinco a 20 salários mínimos passou de 7,6% para 7,3% entre as duas análises e os que recebem mais de 20 salários mínimos permaneceu em 0,7%.


De acordo com o diretor de Pesquisa do instituto, Roberto Luís Olinto Ramos, todos os dados puros estão corretos, mas houve um erro técnico que superestimou a população das regiões metropolitanas do país, o que influenciou em outros dados, como o índice de Gini.


"Basicamente o que aconteceu foi um erro técnico que afetou alguns estados e algumas variáveis. A pesquisa é por amostra, não cobre a população inteira. Existe um processo onde você pega a amostra e projeta com um peso. Da amostra para o todo, houve um problema restrito às regiões metropolitanas de sete estados que têm mais de uma região metropolitana, onde foi considerado o peso da região metropolitana do estado inteiro, e não apenas o da capital".


O problema ocorreu nos estados do Ceará, de Pernambuco, da Bahia, de Minas Gerais, de São Paulo, do Paraná e do Rio Grande do Sul, onde existem regiões metropolitanas nas capitais e também em outros municípios, e levou a mudança nas análises nacionais, além das regionais.


O rendimento mensal do trabalho variou menos do que o estimado ontem: 3,8%, e não 5,7%, com isso, o valor do rendimento médio mensal ficou em R$ 1.651, e não R$ 1.681. De acordo com o coordenador de Renda e Emprego, Cimar Azeredo, isso se explica pelo fato de a renda nas regiões metropolitanas ser maior do que no interior dos estados.


"Rendimento é o que mais sofreu mudança, pois os dados da região metropolitana estavam inflados e os maiores rendimentos estão na região metropolitana. Pelo mesmo motivo, o analfabetismo aumentou, porque é maior no interior".


A taxa de analfabetismo em 2012 era 8,7% da população e caiu para 8,5%. O dado divulgado ontem foi 8,3%. A taxa de desocupação permanece a mesma divulgada ontem, de 6,3% da população, mas o contingente de pessoas é 6,637 milhões, e não 6,693 milhões. O nível de ocupação total ficou em 61,8% da população, no lugar de 61,2%. O trabalho infantil caiu 10,6%, e não 12,3% divulgado ontem.


A presidenta do IBGE, Wasmália Bivar, pediu desculpas a toda a sociedade pelo erro, mas afirmou que, do ponto de vista significativo, os resultados não mudaram substancialmente.



Akemi Nitahara - Repórter da Agência Brasil Edição: Fábio Massalli



LEIA MAIS ...



Anvisa interdita lotes de alimentos com pelo de roedor e fragmentos de vidro

fonte: Divulgação Anvisa interdita lotes de alimentos com pelo de roedor e fragmentos de vidro Anvisa interdita lotes de alimentos com pelo de roedor e fragmentos de vidro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje (19) a interdição cautelar, por 90 dias, do lote L6 do extrato de tomate da marca Knorr–Elefante, fabricado pela empresa Cargill Agrícola S.A., com sede em Goiânia (GO).


O lote tem validade até 21 de maio de 2015 e obteve resultados insatisfatórios de rotulagem e de matéria estranha macroscópica e microscópica. Nas análises, técnicos da Anvisa descobriram fragmentos de pelo de roedor acima do limite de tolerância estabelecida, de um fragmento em 100 gramas.


Também por 90 dias, foi interditado o lote L04501, do alimento Suspiro Duplo, marca Doces Arapongas Prodasa, fabricado por Produtos Alimentícios Arapongas S.A – Prodasa, em Arapongas (PR). Com validade até 28 de novembro de 2014, os resultados foram igualmente insatisfatórios nas análises de rotulagem e de matéria estranha macroscópica e microscópica. Nele, confirmaram a presença de fragmentos de vidro no produto.


Nos dois casos, a Anvisa considerou os laudos de análise fiscal emitidos pelo Instituto Octávio Magalhães da Fundação Ezequiel Dias e as notificações feitas pela Vigilância Sanitária de Minas Gerais. As determinações foram publicadas na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União


A Cargill informou que está tomando todas as medidas cabíveis para avaliar o caso na Anvisa e na Vigilância Sanitária de Minas Gerais para comprovar a adequação do produto tendo, inclusive, já apresentado recurso contra o resultado do laudo de análise. “A empresa informa que os demais lotes do extrato de tomate, da marca Knorr-Elefante, com conteúdo nominal de 850g, cuja data de validade não seja de 21 de maio de 2015, mesmo que produzido pela linha L06, não foram afetados pela referida interdição e estão aptos a livre comercialização. Também não foram afetados as demais formas de apresentação do produto Extrato de Tomate, da marca Elefante. Reiteramos o compromisso da Cargill com o cumprimento integral da legislação brasileira, assim como com o cumprimento de todas as normas de segurança alimentar e padrões de higiene e qualidade”, disse a empresa em nota.


Procurada, a Prodasa informou que o lote de suspiros, distribuído apenas em Minas Gerais, foi retirado do mercado e as análises da empresa não apontaram nenhum fragmento de vidro no produto. Uma possível explicação, segundo a assessoria da Prodasa, é que, como o suspiro é feito basicamente de açúcar e gelatina, em contato com a água, esses ingredientes podem ter se cristalizado.


A assessoria da Prodasa informou ainda que a fábrica foi vistoriada pela Vigilância Sanitária de Arapongas e não apresentou nenhuma irregularidade.



 



LEIA MAIS ...



asasasasas

asasasasas


LEIA MAIS ...



Presidente Dilma tem pedido de ver depoimentos de Paulo Roberto negado

Presidente Dilma tem pedido de ver depoimentos de Paulo Roberto negado

Dilma Rousseff tentou ter acesso aos depoimentos de Paulo Roberto Costa à Polícia Federal, mas não pôde. A presidente usou o argumento de que necessitaria saber quais são os ministros envolvidos nas denúncias que o ex-diretor da Petrobras tem feito de modo secreto, em esquema de delação premiada.


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, negou oficialmente o pedido à presidente. Quem decidirá, no entanto, em última instância é o Supremo Tribunal Federal (STF), mas Janot adiantou o seu parecer nesta sexta.


Teori Zavaski, ministro do STF que cuida do caso, já liberou todo o conteúdo da operação Lava Jato.


A Câmera dos Deputados e a Controladoria Geral da União também haviam feito o pedido de vista dos dados, do mesmo modo negado. O procurador alega que a lei exige sigilo nos trâmites da delação premiada.


Na terça-feira, o presidente da CPI, Vital do Rêgo (PMDB-PB), vai ao Supremo Tribunal Federal, acompanhado de líderes governistas e da oposição. Está marcada uma reunião, da qual participam o procurador Janot, o ministro Zavascki, o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, e os deputados. 



LEIA MAIS ...



Paulo Roberto Costa teria recebido R$1,4 milhão de propina por Pasadena

fonte: Divulgação/Senado Paulo Roberto Costa teria recebido R$1,4 milhão de propina por Pasadena Paulo Roberto Costa teria recebido R$1,4 milhão de propina por Pasadena

Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, teria informado que recebeu R$1,4 milhão como propina pela compra da refinaria de Pasadena (EUA), superfaturada e que provocou grande prejuízo aos cofres públicos.


Costa, que aceitou dar depoimento em esquema de delação premiada à Polícia Federal, deve dar muitos detalhes ainda, porque ele é metódico e tem anotado todos as trocas financeiras envolvidas, informam pessoas ligadas à CPI e outras que acompanharam parte da investigações, mas ainda não tiveram acesso total aos autos da delação - que deve, ser, por lei, sigilosa.


Se Paulo Roberto Costa, que era diretor de refino, informou que recebeu R$1,4 milhão, imagina-se o que teria recebido Nestor Cerveró, diretor internacional e pessoa chave na decisão da empresa de compra da refinaria de Pasadena, que deu prejuízo de US$ 1 bilhão (de dólares) ao Estado.


Sempre que há petróleo envolvido, também há muito dinheiro. R$1,5 milhão é considerado pouco em comparação com a indústria bilionária da commodity.


Há informações de que Paulo Roberto Costa negociaria proteção à família com a Polícia Federal. Para receber isso, em contrapartida, além de devolver o dinheiro, ele deve apresentar muitos nomes e o caminho do dinheiro saindo da Petrobras e chegando aos caixas provados de campanhas.


A expectativa é de que muita coisa ainda vá aparecer.



LEIA MAIS ...



Membros de quadrilha são presos por desviar dinheiro público do Sest/Senat

fonte: Mariela Guimarães/O Tempo/Folhapress Membros de quadrilha são presos por desviar dinheiro público do Sest/Senat Membros de quadrilha são presos por desviar dinheiro público do Sest/Senat

Quatro integrantes de uma quadrilha que desviava dinheiro do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) foram presos nesta sexta. A polícia ainda cumpre outros mandados de busca e apreensão.


O grupo desviava dinheiro público originalmente destinado a treinar profissionais. Os recursos passavam por empresas fantasmas e voltavam às mãos de diretores do Sest/Senat.


R$ 20 milhões foram desviados.


Policiais apreenderam carros, jóias e imóveis comprados com dinheiro público, assim como dólares e obras de arte.


Entre os acusados, está o ex-senador Clésio Andrade (PMDB - MG). Ele renunciou em julho, para evitar o julgamento direto no Supremo Tribunal Federal, pelo caso do mensalão do PSDB de Minas Gerais.


Andrade foi vice-governador de Minas durante o primeiro mandato do senador e candidato à Presidência, Aécio Neves.


Como funcionava o esquema


Diretores do Sest/Senat faziam contratações como se fossem treinar profissionais e fazer a reciclagem de mão de obra e recebiam dinheiro para isso. Passavam, então, o dinheiro para várias entidades sob nome de parentes e, depois, os recursos retornavam a eles.


Para se ter uma ideia, um lava-rápido recebeu mais de R$ 1 milhão desse dinheiro, o que provocou a desconfiança dos investigadores.



LEIA MAIS ...



José Maria Trindade conta que Paulo Roberto Costa teria recebido R$1,4 milhão por Pasadena

José Maria Trindade conta que Paulo Roberto Costa teria recebido R$1,4 milhão por Pasadena


LEIA MAIS ...



José Maria Trindade conta que Dilma teve pedido de vista negado

José Maria Trindade conta que Dilma teve pedido de vista negado


LEIA MAIS ...



José Maria Trindade relata esquema de corrupção no Sest/Senat

José Maria Trindade relata esquema de corrupção no Sest/Senat


LEIA MAIS ...



CMN aumenta limite de financiamento de obras do PAC-Vias Urbanas

CMN aumenta limite de financiamento de obras do PAC-Vias Urbanas

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou, em reunião extraordinária, o aumento do valor global de contratação para financiar obras de pavimentação e qualificação de vias urbanas selecionados do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Conforme o Tesouro Nacional, o aumento será em torno de  R$ 3,2 bilhões, passando de R$ 4,6 bilhões para R$ 7,8 bilhões.



Segundo o Tesouro Nacional, o obetivo do PAC-Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas é investir na qualificação e melhorar a acessibilidade do espaço urbano, as condições de salubridade e segurança viária local, minimizando segregações espaciais e contribuindo para promover a inclusão social.


Em 2010, foi lançada a primeira fase do Programa, e, em 2012, a segunda e a terceira fases.



A principal fonte de financiamento para esses investimentos é o Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).


O limite para contratação das operações, de R$ 4,6 bilhões, era insuficiente para que o sistema financeiro financiasse os projetos já habilitados. Diante disso, por solicitação do Ministério das Cidades, o CMN autorizou o aumento do valor global de contratação.



Da Agência Brasil Edição: Nádia Franco



LEIA MAIS ...



Reintegração de posse

Reintegração de posse


LEIA MAIS ...



Preços ao consumidor

Preços ao consumidor


LEIA MAIS ...



Paulistanos que usam veículo

Paulistanos que usam veículo


LEIA MAIS ...



PM e TJ divergem sobre planejamento de reintegração de posse em São Paulo

PM e TJ divergem sobre planejamento de reintegração de posse em São Paulo

Após tumulto em reintegração de posse no centro de São Paulo, Polícia Militar e Tribunal de Justiça divergiram sobre responsabilidade do planejamento da ação. A corporação afirma que tem assumido o papel de interlocução com os movimentos de moradias antes das desocupações de imóveis invadidos.


O comandante-geral da PM disse que houve negociação prévia com a Frente de Luta por Moradia, antes da retomada do antigo Hotel Aquarius. O coronel Benedito Roberto Meira explicou que a polícia faz a negociação com as lideranças devido à falta de ação dos oficiais de Justiça.


*Ouça os detalhes no áudio


Juiz-assessor do Tribunal de Justiça para assuntos de Segurança Pública discordou da declaração do comandante-geral da PM. Kléber Layser de Aquino ressaltou que cabe à Polícia Militar a execução da ação após a decisão sobre a reintegração de posse.


O jurista Ives Gandra Martins entende que a responsabilidade da Polícia Militar na reintegração de posse é relativa. Ele disse ao repórter Anderson Costa que, caso não haja sucesso na negociação, o uso da força é a única saída.


Para o mês de outubro, estão previstas pelo menos mais três reintegrações de posse de prédios invadidos na região central de São Paulo. A Polícia Militar afirmou que não haverá nenhuma mudança na execução das ordens judiciais, após o episódio da última terça-feira.


 



LEIA MAIS ...



Decisão do STF vai ajudar a reduzir preços ao consumidor

Decisão do STF vai ajudar a reduzir preços ao consumidor

A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de proibir a cobrança do ICMS no estado de destino dos produtos comprados pela internet vai ajudar a reduzir preços ao consumidor. Para o Supremo Tribunal Federal, os clientes não podem pagar duas vezes; o imposto é de competência dos estados e deve ser recolhido na origem.


No entanto, uma regra do Conselho Nacional de Política Fazendária de 2011 autorizou também a incidência no destino do produto. O presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB de São Paulo, Jarbas Marchione, disse a Thiago Uberreich que a concorrência na web fará o preço cair.


*Ouça os detalhes no áudio


Marchione lembrou que a concorrência entre os estados configura guerra fiscal, o que prejudica o consumidor. Falando a Carlos Aros, o diretor executivo da E-bit, consultoria em comércio eletrônico, Pedro Guasti, considerou a mudança um avanço.


Guasti ainda não sabe dizer de quanto poderá ser a redução dos preços no comércio eletrônico. Atualmente, o porcentual do ICMS sobre as mercadorias varia de 7% a 12%.



LEIA MAIS ...



Número de paulistanos que usam veículo todo dia chega a 38%

Número de paulistanos que usam veículo todo dia chega a 38%

Apesar do estreitamento das faixas e da piora do trânsito na cidade, mais da metade dos paulistanos já tem carro em casa. Em pesquisa Ibope, encomendada pela Rede Nossa São Paulo, o número de paulistanos que usam o veículo todo dia subiu de 27% para 38%.


Mas o tempo gasto no trânsito foi para 2h53min, em média, maior do que o de quem vai de ônibus, de 2h46min. O prefeito Fernando Haddad disse que a maior mudança foi sentida por quem usa coletivos, já que faixas exclusivas são aprovadas por 90% dos paulistanos.


*Ouça os detalhes no áudio


Além das faixas de ônibus, 88% dos entrevistados aprovam as ciclovias na cidade, mas apenas 26% afirmam usar bicicletas em São Paulo. Para o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, a pesquisa consolidou uma percepção que ele tem quando circula pela cidade.


No levantamento, 64% dos entrevistados afirmaram que os governos devem dar mais atenção ao problema, com mais corredores e linhas de metrô. O secretário estadual de Transportes, Jurandir Fernandes, minimizou queixas de que faltam trens em áreas mais afastadas e pede maior integração com ônibus.


Mais da metade dos entrevistados aponta ainda que as faixas de pedestres estão sendo menos respeitadas. Outra conclusão foi que 71% das pessoas afirmam que deixariam de usar carro caso houvesse uma boa alternativa de transporte.


 



LEIA MAIS ...



IGP-M tem inflação de 0,31% na segunda prévia de setembro

IGP-M tem inflação de 0,31% na segunda prévia de setembro

A segunda prévia de setembro do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos de aluguel, teve inflação de 0,31%. A taxa é superior à registrada na segunda prévia de agosto, que havia tido deflação (queda de preços) de 0,35%. O IGP-M, calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), acumula inflação de 1,87% no ano e de 3,66% no período de 12 meses.


A alta na passagem de agosto para setembro foi provocada pela alta de preços no atacado e no varejo. O Subíndice de Preços ao Produtor Amplo, que analisa o atacado, passou de deflação de 0,57% na segunda prévia de agosto para inflação de 0,32% na segunda prévia de setembro. O Subíndice de Preços ao Consumidor, que analisa o varejo, passou de leve deflação de 0,02% em agosto para inflação de 0,32% em setembro.


Por outro lado, o Subíndice do Custo da Construção teve pequeno recuo na taxa, ao passar de 0,23% para 0,2% no período. A segunda prévia do IGP-M é calculada com base em preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.



LEIA MAIS ...



Pesquisa Datafolha aponta Dilma com 37%, Marina, 30%, e Aécio, 17%

Pesquisa Datafolha aponta Dilma com 37%, Marina, 30%, e Aécio, 17%

Uma pesquisa de intenção de voto para presidente Datafolha divulgada nesta sexta-feira (19) indicou Dilma Rousseff (PT) com 37%, Marina Silva (PSB), 30%, e Aécio Neves, 17%. No levantamento anterior, a percentagem da candidata petista era de 36, a da ex-senadora 33 e a do antigo governador de Minas Gerais de 15.


Na simulação de segundo turno, Marina leva vantagem sobre Dilma. O resultado seria de 46% a 44% dos votos. Antes, a pessebista tinha 47% e a atual presidente do Brasil aparecia com 43%.


Quando Aécio Neves é comparado com Dilma, esta leva vantagem: 49% a 39%. Já no cenário envolvendo Marina e Aécio, ela venceria com 49%; ele teria 35% dos votos. A margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. Foram ouvidos pelo Datafolha 5.340 eleitores entre os dias 17 e 18 de setembro, em 265 municípios e registrada no TRE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00665/2014.


 



LEIA MAIS ...



Escócia rejeita independência; Cameron reforça promessa de mais autonomia

Escócia rejeita independência; Cameron reforça promessa de mais autonomia

Em referendo histórico, 55% dos escoceses votaram contra a independência do país em relação ao Reino Unido. Mais de 3,6 milhões, dos 4,3 milhões de eleitores registrados, compareceram às urnas, um recorde em relação a todas as eleições já realizadas no Reino Unido desde o sufrágio universal, em 1918.


 

A campanha "Sim, Escócia" - a favor da independência - ganhou em cidades importantes como Glasglow (53%), Dunbartonshire (54%), Dundee (57%) e North Lanarkshire (51%). A campanha "Melhor Juntos" - que defendeu a continuidade da união - venceu em 26 regiões, incluindo a capital, Edimburgo (61%).


A votação foi concluída às 22h (18h no Brasil) dessa quinta-feira (18), e a apuração avançou pela madrugada. Por volta das 5h (1h no Brasil), com a maioria dos votos contabilizados, já era possível prever o resultado. Militantes pró-independência, que fizeram nos últimos quatro meses uma das mais apaixonadas campanhas já vistas no Reino Unido, demonstraram sua frustração em diversas partes da Escócia. Muitos pareciam não acreditar nos números. Alguns choraram.


O primeiro-ministro escocês, Alex Salmond, principal líder da campanha separatista, foi o primeiro a se manifestar. Em discurso emocionado, agradeceu a 1,6 milhão de pessoas que votaram a favor da independência e pediu que eles aceitem o veredito democrático. Salmond disse esperar que o governo britânico cumpra rapidamente suas promessas de garantir mais poderes ao povo escocês.


Logo que os resultados foram oficialmente declarados, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, fez um discurso aos cidadãos. Ele destacou que, com o referendo, a questão da independência foi decidida por uma geração. Cameron reforçou as promessas de mais autonomia ao Parlamento escocês sobre impostos, gastos e serviços públicos. “Os três principais partidos a favor da união assumiram o compromisso de garantir mais poderes ao Parlamento. Vamos garantir que esses compromissos sejam honrados em sua totalidade”, declarou. O primeiro-ministro planeja encaminhar um projeto de lei sobre o tema até janeiro do ano que vem.



LEIA MAIS ...



Manifestação por moradia bloqueia via da zona sul de São Paulo

fonte: Futura Press/Folhapress Manifestação por moradia bloqueia via da zona sul de São Paulo Manifestação por moradia bloqueia via da zona sul de São Paulo

Uma manifestação organizada pelo movimento social Nós da Sul bloqueia vias da zona sul da capital paulista, de acordo com a Polícia Militar (PM). Eles protestam contra a reintegração de posse de um terreno ocupado no bairro do Grajaú, marcada para a próxima segunda-feira (22). A PM estima que 50 pessoas participam da passeata, já o movimento fala em 600 manifestantes.


O protesto, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), interdita os dois sentidos da Avenida Teotônio Vilela, próximo à Avenida Loureiro Rosa. Os manifestantes caminham no sentido centro e pretendem ir até a subprefeitura de Capela do Socorro.


O líder do movimento, Leanir José da Costa, disse que teme a retirada de 280 famílias que vivem no terreno, na chamada ocupação Anchieta. O espaço tem área de aproximadamente de 68 mil metros quadrados.



LEIA MAIS ...