NOTÍCIAS, BRASIL, MUNDO, ECONOMIA, POLÍCIA, POLÍTICA 
Jovem Pan AM's news on channel Notícias
Renata Perobelli traz todas as informações sobre o vestibular da Fuvest

Renata Perobelli traz todas as informações sobre o vestibular da Fuvest


LEIA MAIS ...



Veja todas as dicas para a prova da Fuvest deste domingo

fonte: Eduardo Anizelli/Folhapress Veja todas as dicas para a prova da Fuvest deste domingo Veja todas as dicas para a prova da Fuvest deste domingo

Candidatos da FUVEST devem visitar, no sábado (29), os locais de prova da primeira fase.


Neste domingo, 30 de novembro, 119 escolas (68 na região metropolitana de São Paulo e 51 no interior do Estado) abrirão seus portões, às 12h30min, para receber os candidatos do vestibular que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP) e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP).


A Fuvest recomenda que o candidato visite na véspera (29) da prova, a partir das 11h, o local de prova para consultar a lista com os nomes de todos os candidatos que farão prova naquela escola. Pelo site da instituição (www.fuvest.br) o vestibulando conseguirá obter o endereço do prédio em que foi alocado.


Este ano farão a primeira fase 141.888 candidatos, que disputam 11.177 vagas, sendo 11.057 de cursos da USP e 120 da Medicina da Santa Casa. Do total, 14.910 são treineiros. No vestibular passado, 172.037 vestibulandos concorreram a 11.057 vagas da USP e 100 da Santa Casa, sendo que 24.403 eram treineiros.


No domingo, dia 30 de novembro, a chegada à escola deverá ocorrer até o horário de abertura dos portões. O início da prova se dará a partir das 13h. Não serão admitidos retardatários. O candidato só poderá deixar o local em que se realiza a prova a partir de 16h.


Para a realização do exame, será necessário levar documento original de identidade (com foto), caneta esferográfica (tinta azul ou preta), lápis nº 2 e borracha.


Água e alimentos leves são permitidos. O candidato não poderá utilizar ou manipular, em qualquer área do prédio, aparelhos celulares ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico ou de telecomunicação.


A prova tem 90 questões do tipo teste de múltipla escolha e versa sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio: Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês, com algumas questões interdisciplinares.


A duração total da prova é de 5 horas. Não haverá tempo adicional para transcrição das respostas para a folha óptica.


Por volta de 19h30min a Fuvest divulgará o gabarito da prova.


O resultado da primeira fase será divulgado no dia 22 de dezembro, segunda-feira. As provas da segunda fase serão realizadas nos dias 04, 05 e 06 e as provas de habilidades específicas nos dias 07, 08 e 09 de janeiro de 2015.



LEIA MAIS ...



Procon-RJ tem esquema especial para evitar maquiagem de preços no Black Friday

Procon-RJ tem esquema especial para evitar maquiagem de preços no Black Friday

A quinta edição da Black Friday no Brasil, que promete grandes descontos em compras no comércio, principalmente pela internet, recebeu numerosas reclamações de consumidores sobre maquiagem de preços. A informação é do site Reclame Aqui, que atua como canal de comunicação entre empresas e consumidores brasileiros. Para evitar a prática, o Sistema de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro (Procon-RJ) preparou esquema especial para o evento, que ocorre durante todo o dia de hoje (28).


Conforme Edu Neves, diretor executivo do Reclame Aqui, o número de queixas para este ano deve ser semelhante ao do ano passado. Segundo ele, a diferença é que o usuário está mais vigilante.


“Recebemos aproximadamente 8,5 mil reclamações na edição passada. Até agora, pelo movimentação, acreditamos que este ano registraremos algo próximo disso. Notamos um fenômeno interessante em 2014: as pessoas estão se precavendo mais, pois a pesquisa antes da compra é quase o triplo da Black Friday do ano passado. Ontem (27), registramos o maior volume de visitas ao site, que aproxima-se de 1 milhão”, informou.


Diretor do Procon-RJ, Marco Antônio da Silva informou que, para evitar prejuízos ao consumidor, o órgão monitora desde outubro as principais lojas que participam da Black Friday. “Fizemos uma pesquisa longa sobre valores de mercadorias. O objetivo era saber se os lojistas aumentariam os preços antes e, mesmo com os descontos, cobrariam praticamente a mesma coisa de meses atrás."


O Procon-RJ disponibilizou três equipes, com três agentes cada. Durante todo dia, elas circulam pelos principais shoppings e lojas da cidade, apurando irregularidades. Além disso, conta com mais uma equipe de plantão na sede do órgão, recebendo denúncias da população.


Marco Antônio recomenda aos usuários que, nas compras pela internet, procurem o selo Black Friday Legal, da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. "O selo significa que a loja assinou compromisso de ética para a data", explicou.


O diretor também orienta os consumidores que se sentirem lesados ou identificarem falsas promoções a denunciar ou tirar dúvidas por meio do Disque Procon-RJ (151), Procon Online (www.procononline.rj.gov.br), aplicativo acessível por smartphones ou tablets(www.meuprocon.rj.gov.br) ou procurando um de postos de atendimento da autarquia.



LEIA MAIS ...



Bolsa de Frankfurt: DAX-30 fecha em leve alta de 0,06%

Bolsa de Frankfurt: DAX-30 fecha em leve alta de 0,06%

Berlim, 28 nov (EFE).- O índice seletivo DAX-30 da Bolsa de Valores de Frankfurt fechou nesta sexta-feira em alta de 0,06%, aos 9.980,85 pontos. EFE



LEIA MAIS ...



Bolsa de Londres: FTSE-100 fecha estável

Bolsa de Londres: FTSE-100 fecha estável

Londres, 28 nov (EFE).- O índice principal da Bolsa de Valores de Londres, o FTSE-100, fechou nesta sexta-feira praticamente estável, em leve baixa de 0,80 ponto (0,01%), aos 6.722,62. EFE



LEIA MAIS ...



Bolsa de Milão: FTSE MIB fecha em baixa de 0,43%

Bolsa de Milão: FTSE MIB fecha em baixa de 0,43%

Roma, 28 nov (EFE).- O índice seletivo FTSE MIB da Bolsa de Valores de Milão fechou nesta sexta-feira em baixa de 0,43%, aos 20.014,82 pontos.


O índice geral, o FTSE Italia All-Share, caiu 0,40%, para 21.114,81. EFE



LEIA MAIS ...



WWF pede compromisso de COP20 para abandonar combustíveis fósseis em 2050

WWF pede compromisso de COP20 para abandonar combustíveis fósseis em 2050

Lima, 28 nov (EFE). - O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) pediu nesta sexta-feira o compromisso dos estados participantes da 20ª Cúpula Mundial das Nações Unidas pela mudança climática (COP20) para abandonar os combustíveis fósseis e consumir somente energias renováveis em 2050.


Em comunicado, a organização defensora da conservação das florestas disse estar confiante de que haja avanços significativos para este objetivo durante a cúpula, que será realizada em Lima de 1 a 12 de dezembro, com a presença de líderes políticos e representantes de 195 países.


A WWF aconselhou aos governos "atuar com urgência para reduzir a brecha de emissões" de carbono e de gases do efeito estufa antes de 2020 mediante o aumento de 25% no consumo de energias renováveis e uma maior eficiência energética.


O grupo também reivindicou que os países desenvolvidos aumentem seus compromissos atuais na redução de emissões e que apoiem os países em vias de desenvolvimento para que aumentem suas ações de mitigação e adaptação à mudança climática, com contribuições "transparentes, comparáveis e ambiciosas".


Segundo a WWF, o novo acordo mundial sobre mudança climática que será debatido em Lima deverá garantir o financiamento do Fundo de Adaptação e comprometer-se a conter o desmatamento.


No texto, a organização ambiental também destacou a importância de articular um mecanismo de ajuda para aqueles países ou comunidades que sofrerão perdas permanentes e danos por causa dos impactos da mudança climática.


No marco da negociação da COP20, WWF pediu à União Europeia "assumir maior ambição e liderança", já que, a seu ver, "os países europeus têm que estabelecer objetivos dirigidos a conseguir uma transição rápida e justa para um modelo energético baseado nas energias renováveis e a eficiência energética".


A organização avaliou os compromissos da China e dos Estados Unidos estipulados recentemente para reduzir suas emissões para o ano de 2025, e afirmou que confia que os compromissos financeiros realizados por uma série de países no início deste mês sejam um impulso político para as conversas da COP20.


A sul-africana Tasneem Essop, líder da delegação de WWF para a Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, declarou que o fato de a sede da COP20 ser na América do Sul deve ser um "incentivo para que todos os países deixem de lado seus próprios interesses e atuem pelos interesses do planeta".


"Nos reuniremos em um continente de países em desenvolvimento que já experimentaram os impactos devastadores da mudança climática na forma de inundações, derretimento de geleiras e outros eventos climáticos extremos", explicou Tasneem.


A COP20 pretende pactuar a minuta de um novo acordo mundial sobre a redução de gases do efeito estufa que deverá ser aprovado durante a COP21 do ano que vem em Paris, para substituir o Protocolo de Kioto, assinado em 1992. EFE



LEIA MAIS ...



Bolsa de Paris: CAC-40 fecha em alta de 0,18%

Bolsa de Paris: CAC-40 fecha em alta de 0,18%

Paris, 28 nov (EFE).- O principal indicador da Bolsa de Valores de Paris, o CAC-40, fechou nesta sexta-feira em alta de 0,18%, aos 4.390,18 pontos. EFE



LEIA MAIS ...



Regime sírio intensifica bombardeios na província de Deraa

Regime sírio intensifica bombardeios na província de Deraa

Beirute, 28 nov (EFE).- O regime da Síria intensificou nesta sexta-feira os bombardeios contra diferentes regiões da província de Deraa, onde efetuou 60 ataques que causaram a morte de pelo menos nove pessoas, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.


Os aviões e helicópteros governamentais tiveram como alvo áreas das regiões de Ibta, Sheikh al Masakin, Naua, Deir Ades, Injel, Zamarin e Dael. Em Ibta e Sheikh al Masakin houve 34 bombardeios, o maior número registrado.


Sheikh al Masakin é cenário de combates entre o Exército sírio, apoiado pelo grupo xiita libanês Hezbollah, a Frente al Nusra, braço da Al Qaeda na Síria, e facções rebeldes.


Nos últimos 40 dias, a aviação do regime aumentou a intensidade dos ataques em diferentes províncias do país, onde efetuou mais de 1.755 bombardeios, nos quais pelo menos 527 civis perderam a vida e cerca de 2.000 ficaram feridos, informou a ONG.


Ainda não se sabe o motivo pelo qual foram intensificados os ataques aéreos das forças governamentais.


Desde março de 2011, a Síria é cenário de um conflito armado que já causou mais de 200 mil mortes, segundo números divulgados pela ONU. EFE



LEIA MAIS ...



Ex-líder português detido recebe advogado para preparar recurso

Ex-líder português detido recebe advogado para preparar recurso

Lisboa, 28 nov (EFE).- O ex-primeiro-ministro português José Sócrates, recebeu na prisão a visita de seu advogado, João Araújo, com quem falou pessoalmente pela primeira vez desde que foi encarcerado na terça-feira.


Araújo se deslocou até o município de Évora, a 120 quilômetros de Lisboa, para se reunir com seu defendido, que está detido em uma prisão reservada para policiais acusados de qualquer delito, depois que o juiz que instrui seu caso decretou prisão provisória.


O ex-líder português, interrogado pelos jornalistas na entrada da prisão, não quis fazer declarações antes de se reunir com Sócrates.


Araújo já anunciou ontem que apresentará um recurso para tentar revogar a ordem de prisão preventiva que pesa sobre o ex-chefe do Governo socialista entre 2005 e 2011.


Sócrates é acusado pelos delitos de fraude fiscal, lavagem de capitais e corrupção depois que as autoridades detectaram "operações bancárias, movimentos e transferências de dinheiro sem justificativa".


Filtragens da imprensa apontam que a investigação atribui ao ex-primeiro-ministro uma fortuna próxima aos 20 milhões de euros, que supostamente mantinha oculta através de um testa-de-ferro.


A revista "Sol" publicou hoje que a origem desta fortuna está nos milhões de euros pagos a Sócrates por uma empresa favorecida por seu governo.


De acordo com esta publicação, os investigadores acreditam que o Grupo Lena foi a companhia que remunerou o antigo chefe de governo em troca de sua parceria para que seus negócios crescessem.


Esta empresa, cuja sede foi objeto de registros no marco desta mesma operação, contratou como administrador durante alguns anos Carlos Santos Silva, empresário e amigo pessoal de Sócrates também detido e preso.


De fato, Silva é o nome apontado como testa-de-ferro do ex-primeiro-ministro com uma conta milionária em seu nome.


A revista "Sol" revela, além disso, que as autoridades "congelaram" 17 milhões de euros desta conta.


Meios de comunicação lusos informam hoje que a Justiça francesa não recebeu, por enquanto, nenhuma solicitação por parte de seus colegas portugueses para investigar a vida que Sócrates levava em Paris, e destacam a colaboração da Suíça como peça-chave na investigação contra o ex-primeiro-ministro. EFE



LEIA MAIS ...



Nova equipe econômica é apresentada

Nova equipe econômica é apresentada


LEIA MAIS ...



Abastecimento de água em São Paulo

Abastecimento de água em São Paulo


LEIA MAIS ...



Decisão por guarda compartilhada

Decisão por guarda compartilhada


LEIA MAIS ...



"Black Friday" abre nos EUA a maior temporada de consumo do ano

"Black Friday" abre nos EUA a maior temporada de consumo do ano

Washington, 28 nov (EFE). - A "Black Friday" começou nesta sexta-feira nos Estados Unidos sem incidentes, e abriu assim a maior temporada de consumo do ano no país.


Esse período se prolonga até o Natal e, segundo a Federação Nacional do Varejo, as vendas crescerão este ano 4,1%, até US$ 617 bilhões, e registrarão o maior aumento desde 2011.


No varejo, na média, 20% das vendas anuais acontecem entre o dia de Ação de Graças (ontem) e as festividades natalinas. A "Black Friday" é um dos dias do ano em que os Estados Unidos registram a maior quantidade de compras de armas de fogo.


Pelo terceiro ano consecutivo, os funcionários do Wal-Mart, a maior rede de lojas de departamento do país, planejam realizar greves e protestos a partir de hoje para pedir aumentos salariais e melhores horários. EFE



LEIA MAIS ...



Bolsa do México: IPC abre em baixa de 0,32%

Bolsa do México: IPC abre em baixa de 0,32%

México, 28 nov (EFE).- O Índice de Preços e Cotações (IPC) da Bolsa Mexicana de Valores (BMV) abriu nesta sexta-feira em baixa de 151,02 pontos (0,32%), aos 44.538,19.


Foram negociados 12 milhões de títulos, com giro financeiro de 420,7 milhões de pesos (US$ 30 milhões).


Das 75 ações das empresas cotadas nos primeiros minutos da sessão, 32 subiram, 41 caíram e dois se mantiveram estáveis. EFE



LEIA MAIS ...



Governo diz que economia reiniciou processo de crescimento

Governo diz que economia reiniciou processo de crescimento

Rio de Janeiro, 28 nov (EFE).- A economia brasileira - que cresceu um tímido 0,1% no terceiro trimestre em relação ao segundo, após um semestre de contração - retomou seu processo de expansão e terá um avanço mais sólido nos últimos três meses do ano, assegurou nesta sexta-feira o Ministério da Fazenda em comunicado.


"O resultado do terceiro trimestre mostra que a economia entrou em processo de retomada do crescimento, embora em um ritmo ainda modesto", admitiu na nota o Ministério, ao se referir superficialmente à expansão com que o Brasil superou a recessão técnica, na qual tinha caído ao acumular dois trimestres consecutivos de contração.


A leve alta do Produto Interno Bruto (PIB) contrastou com a contração de 0,6% registrada no segundo trimestre e de 0,2% do primeiro, segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O Ministério da Fazenda projeta para o último trimestre e para o próximo ano uma taxa positiva e não tão baixa.


"A economia brasileira apresenta fundamentos macroeconômicos sólidos e tem todas as condições para apresentar no quarto trimestre e em 2015 um crescimento mais intenso e de garantir e ampliar as conquistas da população brasileira, especialmente da população trabalhadora de menor renda", segundo o comunicado.


O Ministério destacou que para a recuperação do terceiro trimestre contribuíram para o crescimento de 1,7% da produção industrial e a expansão de 1,3% dos investimentos produtivos.


"Os indicadores antecedentes e coincidentes permitem prever que essa trajetória continuará no quarto trimestre. O reinício dos investimentos é fundamental para que o crescimento se acelere e seja sustentável ao longo do tempo", assegurou o comunicado.


O Ministério atribuiu a queda de 1,9% sofrida pela produção agropecuária frente ao segundo trimestre à seca prolongada que castigou o país nos últimos meses, que afetou grandes cultivos como os de cana-de-açúcar e café.


Igualmente, atribuiu a baixa de 0,3% do consumo das famílias à escassez do crédito perante as elevadas taxas de juros com as quais o Banco Central tenta combater a inflação.


O Ministério acrescentou, no entanto, "que o crédito começa a dar sinais de melhoria embora ainda esteja abaixo do necessário para localizar a taxa de crescimento do consumo das famílias em uma situação de normalidade".


Destacou igualmente que, apesar do tímido crescimento do PIB no terceiro trimestre, o Brasil registrou em outubro sua menor taxa de desemprego para esse mês (4,7%) e que a renda dos trabalhadores continuou aumentando como resultado de uma política anticíclica para diminuir os impactos da crise internacional.


"Isso significa que a base salarial continua crescendo, mas que o desempenho do mercado interno foi freado pela falta de crédito", assegurou a nota. EFE



LEIA MAIS ...



Evo Morales apresenta líder indígena como candidata a governadora de La Paz

Evo Morales apresenta líder indígena como candidata a governadora de La Paz

La Paz, 28 nov (EFE). - O presidente da Bolívia, Evo Morales, apresentou nesta sexta-feira a líder indígena aimara Felipa Huanca como a candidata do governo para o cargo de governadora de La Paz nas eleições regionais e locais que acontecerão em 29 de março do ano que vem.


Morales destacou o trabalho de Felipa à frente da organização de mulheres indígenas Bartolina Cava, uma das que formam a base social do governamental Movimento Ao Socialismo (MAS). Se ela ganhar, será a segunda mulher indígena na história da Bolívia a exercer um cargo desse nível. A primeira foi a quíchua Savina Cuellar, que governou Chuquisaca (sudeste) entre 2008 e 2009.


O presidente também apresentou Guillermo Mendoza, atual vereador de La Paz, como candidato à prefeitura. Mendoza foi apresentador de um programa de TV que prestava ajuda aos necessitados. Com a popularidade em alta, ele se tornou deputado pelo governo. Luis Revilla, que buscará a reeleição, com seu novo movimento Soberania e Liberdade (Sol.bo), será o seu adversário.


Os bolivianos votarão em 29 de março para escolher os governadores das nove regiões do país e 339 prefeitos, além dos legisladores departamentais e vereadores. Os mandatos terão duração de cinco anos, de 2015 a 2020.


Atualmente, duas das nove regiões do país, a de Beni (nordeste) e a de Santa Cruz (leste), estão nas mãos da oposição boliviana e as demais sob o controle do governo.


Em 12 de outubro, os bolivianos votaram nas eleições nacionais e aprovaram com 61% dos votos um terceiro mandato consecutivo para Evo Morales. Agora, ele governará de 2015-2020. EFE



LEIA MAIS ...



Suspeitos de fraude, irmãos de ministro da Agricultura se entregam à PF

Suspeitos de fraude, irmãos de ministro da Agricultura se entregam à PF

Redação Central, 28 nov (EFE).- Procurados pela Polícia Federal (PF) em uma operação por apropriação fraudulenta de terras destinadas à reforma agrária, dois irmãos do ministro da Agricultura, Neri Geller, se entregaram às autoridades, informaram nesta sexta-feira fontes ligadas ao caso.


Milton e Odair Geller se apresentaram em uma delegacia da PF em Cuiabá (PR) no fim da noite de quinta-feira acompanhados por seus advogados. Os irmãos do ministro serão interrogados pelos investigadores nesta sexta-feira.


A operação "Terra Prometida" visa combater uma organização criminosa que se apropriou fraudulentamente de terras destinadas a beneficiados da reforma agrária, com um custo somado de aproximadamente R$ 1 bilhão.


A quadrilha era integrada por cerca de 80 fazendeiros e empresários do setor agrícola e por oito funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), segundo um comunicado da PF, que na quinta-feira prendeu 32 das 52 pessoas acusadas de integrar o grupo.


Entre os detidos estão o vice-prefeito da cidade de Itanhangá, Rui Schenkel, e dois vereadores do mesmo município.


De acordo com a Polícia Federal, a quadrilha investigada criava grandes latifúndios juntando terras desapropriadas da União que deveriam ser distribuídas entre os beneficiados pela reforma agrária.


"Com ações fraudulentas, uso da força física e até armas, eles compravam por preços baixos ou invadiam essas áreas", informou a entidade em comunicado.


As autoridades calculam que o grupo se apoderou de aproximadamente mil lotes destinados à reforma agrária nos últimos dez anos.


De acordo com os responsáveis pela investigação, para poder concentrar as terras e explorá-las comercialmente, os membros da quadrilha simularam fiscalizações, usaram dados falsos e falsificaram documentos em que os proprietários renunciavam a suas propriedades. EFE



LEIA MAIS ...



Dow Jones abre em alta de 0,23%

Dow Jones abre em alta de 0,23%

Nova York, 28 nov (EFE).- O índice Dow Jones Industrial, o principal de Wall Street, abriu nesta sexta-feira em alta de 41,68 pontos (0,23%), aos 17.869,43, em uma sessão da bolsa curta que convive com o furor consumista da "black friday" e a forte queda dos preços do petróleo.


O seletivo S&P 500 se afastava de seu recorde histórico ao cair 1,97 ponto (0,10%), para 2.070,86, enquanto o índice composto do mercado Nasdaq subiu 8,10 pontos (0,17%), para 4.795,45. EFE



LEIA MAIS ...



Bolsa de Buenos Aires: Merval abre em alta de 1,45 %

Bolsa de Buenos Aires: Merval abre em alta de 1,45 %

Buenos Aires, 28 nov (EFE).- O índice Merval das ações líderes cotadas na Bolsa de Comércio de Buenos Aires abriu nesta sexta-feira em baixa de 1,45%, aos 9.975,65 pontos.


Foram negociados os valores de 25 empresas, com oito em alta, sete estáveis e dez em baixa, em operações no valor de 5,9 milhões de pesos (cerca de US$ 690 mil).


O dólar abriu cotado a 8,53 pesos para venda, um centavo mais que no fechamento da quinta-feira. EFE



LEIA MAIS ...



Rússia pede "restabelecimento de vínculos" entre Kiev e leste

Rússia pede "restabelecimento de vínculos" entre Kiev e leste

Moscou, 28 nov (EFE).- O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, advogou nesta sexta-feira por um breve "restabelecimento dos vínculos" entre Kiev e o leste pró-Rússia, que estão em conflito desde abril após a derrocada do presidente Viktor Yanukovich.


"Queremos que seja restabelecido o mais rápido possível os vínculos entre Donetsk e Lugansk e as autoridades de Kiev", disse o chefe da diplomacia russa em entrevista coletiva.


Lavrov assegurou que "os que foram escolhidos por seus povos como líderes daquelas regiões (no leste) advogam por esforços conjuntos para estabelecer um espaço comum econômico, cultural e político".


Além disso, Lavrov reiterou sua chamada a investigar os casos de violação de direitos humanos durante o conflito, que já causou a morte de mais de quatro mil pessoas, segundo dados da ONU.


"Sublinhamos a necessidade de realizar uma investigação transparente e imparcial das violação dos direitos humanos incluindo os trágicos fatos no Maidan (Kiev), Odessa, Mariupol e outras localidades", asseverou.


Neste contexto, o chanceler propôs que o Conselho da Europa contribua para a supervisão do cumprimento dos Direitos Humanos na Ucrânia "não só neste, mas também em outras regiões onde ocorrem excessos".


"Essa inspeção é necessária urgentemente dado que muitas convenções do Conselho da Europa não são cumpridas em todo o território da Ucrânia", disse Lavrov. EFE



LEIA MAIS ...



Petróleo WTI abre em forte baixa de 6,05%

Petróleo WTI abre em forte baixa de 6,05%

Nova York, 28 nov (EFE).- O Petróleo Intermediário do Texas (WTI, leve) para entrega no mês de janeiro abriu nesta sexta-feira em forte baixa de 6,05% (US$ 4,46), cotado a US$ 69,23 o barril na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex). EFE



LEIA MAIS ...



Ataque suicida contra base do exército afegão deixa pelo menos 31 mortos

Ataque suicida contra base do exército afegão deixa pelo menos 31 mortos

Cabul, 28 nov (EFE).- Pelo menos 31 pessoas morreram, cinco militares e 26 insurgentes, e sete ficaram feridas no ataque suicida contra uma base do Exército no sudoeste do Afeganistão, que ainda continua após mais de 20 horas de enfrentamentos, informou à Agência Efe uma fonte oficial.


O ataque começou ontem por volta das 20h30 local (13h, em Brasília) na base aérea de Shorab -que a tropas britânicas da Otan tinham deixado em outubro para o Exército Nacional Afegão (ANA, em inglês)-, disse o porta-voz do governador da província de Helmand, Omar Zwak.


O porta-voz assegurou que os sete feridos são membros das Forças de Segurança desta base do distrito de Grishk e cinco dos insurgentes mortos eram atacantes suicidas que carregavam bombas e que tentaram entrar nas instalações militares.


"Os combates ainda continuam", já que os insurgentes "seguem resistindo, intercambiado disparos" com as Forças de Segurança que lançaram uma operação para repelir aos agressores, afirmou Zwak.


Os talibãs reivindicaram a autoria do ataque e um de seus porta-vozes, Yousef Ahmadi, manifestou que conseguiram chegar às instalações militares e causar um grande número de baixas, além de destruir aviões e veículos, embora a insurgência costume exagerar no resultado de suas ações.


A base, conhecida como Campo Bastión pelas tropas internacionais, foi construída pelos britânicos e utilizada desde 2005 pela missão da Otan (SAF), até sua transferência em outubro ao Exército afegão.


Este novo incidente ocorre depois que o Afeganistão viveu ontem um dia de luta com dois ataques talibãs que deixaram oito mortos, um deles britânico, e dezenas de feridos em Cabul.


A violência no país asiático foi aumentando a menos de um mês para o término da missão da Isaf, destacada no Afeganistão depois que as tropas americanas invadiram o país em 2001 para derrubar o regime talibã. EFE



LEIA MAIS ...



Governo do Quênia proíbe adoção de crianças por estrangeiros

Governo do Quênia proíbe adoção de crianças por estrangeiros

Nairóbi, 28 nov (EFE).- O Governo do Quênia proibiu a adoção de crianças do país por estrangeiros devido ao "alto risco" que sofrem os menores, segundo informaram nesta sexta-feira a imprensa local.


"A decisão foi fundamentada pelo Relatório Mundial sobre o tráfico humano 2014, que cita o Quênia como fonte, lugar de passagem e destino do tráfico humano", disse o Governo em comunicado, citado pelo jornal "Daily Nation".


Segundo precisou, a decisão foi tomada na terça-feira passada devido ao "alto risco" que sofrem estas crianças.


As licenças de quem realiza adoções internacionais já foram revogadas com efeito imediato.


O Governo justificou esta medida em sua tentativa de terminar com as adoções ilegais, já que "as leis do Quênia não definem a venda, recrutamento e o comércio de crianças como parte do tráfico".


"Isto criou um vazio legal para interesses fraudulentos, que se disfarçam através de agências de adoção e adotantes, e que participam do negócio sem escrúpulos do tráfico humano, com o pretexto da caridade", indicou o comunicado.


Recentemente, um missionário de 19 anos de idade e de nacionalidade americana foi acusado de abusar sexualmente de crianças em um orfanato de Nairóbi, fato que comoveu a sociedade queniana.


O Quênia não é o único país africano que estabelece impedimentos à adoção de crianças por parte de casais internacionais, pois em agosto passado a Etiópia negou a adoção de duas crianças a duas famílias espanholas.


As duas famílias já tinham convivido com seus filhos adotados na Etiópia durante quatro meses, mas receberam a recusa da Justiça daquele país para a adoção definitiva e a mudança dos menores para a Espanha.


O Governo da Etiópia justificou sua decisão alegando que tinha detectado uma suposta falsificação de um documento por parte do orfanato etíope onde moravam os menores. EFE



LEIA MAIS ...



Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre

Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre



O Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 0,1% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o período anterior. A soma do PIB no trimestre correspondeu a R$ 1,29 trilhão. No segundo trimestre, a economia brasileira caiu 0,6%. Os dados foram divulgados hoje (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, a economia brasileira recuou 0,2%. No ano, o PIB acumula alta de 0,2%. Já no período de 12 meses, a taxa acumulada de crescimento é de 0,7%.



Na comparação do terceiro com o segundo trimestre deste ano, entre os setores produtivos da economia, a principal alta foi observada na indústria:  1,7%. Os serviços também tiveram crescimento (0,5%). Por outro lado, a agropecuária recuou 1,9%.


Pelo lado da demanda, o crescimento de 0,1% foi puxado pela formação bruta de capital fixo, ou seja, os investimentos, e pela despesa de consumo do governo, ambos com alta de 1,3%. O consumo das famílias caiu 0,3%.


No setor externo, as exportações tiveram um crescimento menor (1%) do que as importações (2,4%).






LEIA MAIS ...



Ônibus é incendiado em São Bernardo do Campo, SP

Ônibus é incendiado em São Bernardo do Campo, SP

Mais um ônibus é incendiado, desta vez em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.


O atentado ocorreu por volta de oito horas da noite desta quinta-feira na Estrada do Poney Club, no bairro Alvarenga, periferia do município.


Os criminosos pararam o veículo determinaram que todos descessem e despejaram combustível, ateando fogo em seguida.


Não há feridos e, de acordo com a Polícia, o incêndio foi uma represália contra uma reintegração de posse.


*As informações são do repórter JOVEM PAN Paulo Edson Fiore



LEIA MAIS ...



País acumula déficit fiscal recorde entre janeiro e outubro

País acumula déficit fiscal recorde entre janeiro e outubro

Rio de Janeiro, 28 nov (EFE).- O Brasil acumulou nos primeiros dez meses do ano um déficit fiscal primário recorde de R$ 11,6 bilhões, informou nesta sexta-feira o Banco Central (BC).


Em outubro as contas fiscais tiveram um superávit primário, antes do pagamento dos juros da dívida, de R$ 3,7 bilhões, o que representa o primeiro resultado positivo após cinco meses de dados deficitários.


Apesar da melhoria de outubro, o resultado acumulado nos últimos 12 meses piorou e ficou com um superávit de R$ 28,6 bilhões, equivalente a 0,56% do Produto Interno Bruto (PIB).


Em setembro passado, o superávit acumulado nos últimos 12 meses estava em R$ 31,1 bilhões, correspondente a 0,61% do PIB.


Estes são os piores resultados das contas públicas do Brasil desde 2002, quando o BC iniciou esta contabilidade, o que se deve à estagnação da economia, que acumula alta de 0,2% entre janeiro e setembro, segundo dados oficiais divulgados hoje.


O superávit fiscal primário é o principal indicador utilizado no Brasil para medir a saúde das contas públicas, já que indica a economia que o Governo faz para pagar os juros da dívida pública.


Este ano o Governo tinha fixado uma meta de 1,90% do PIB e atualmente está tentando modificar no Congresso a lei dos orçamentos, para não incorrer em um delito pelo descumprimento desse objetivo.


O novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, nomeado nesta quinta-feira pela presidente Dilma Rousseff, anunciou em seu primeiro pronunciamento novas metas de superávit primário para os próximos três anos e se comprometeu a aumentar a poupança do Governo.


A meta para 2015 será um superávit primário equivalente a 1,2% do PIB e nos dois anos seguintes, o Governo terá uma meta de pelo menos 2%, segundo Levy. EFE



LEIA MAIS ...



Bandidos explodem caixas eletrônicos na zona leste de São Paulo

Bandidos explodem caixas eletrônicos na zona leste de São Paulo

Bandidos explodiram caixas eletrônicos na região de Cidade Líder, na zona leste de São Paulo.


A ação ocorreu por volta das 3h desta madrugada (28), na Praça Valdemar Bassi, número 120.


Os criminosos entraram no Mercado Combate e explodiram dois terminais eletrônicos, que ficaram completamente destruídos.


Testemunhas acionaram a PM, mas, quando as equipes chegaram, os autores do furto já haviam fugido e ainda não se sabe o valor levado dos caixas.


*As informações são do repórter JOVEM PAN Paulo Edson Fiore


 



LEIA MAIS ...



Japoneses desenvolvem seda híbrida com genes de insetos

Japoneses desenvolvem seda híbrida com genes de insetos

Tóquio, 28 nov (EFE). - Pesquisadores japoneses desenvolveram uma seda super-resistente, útil ao setor têxtil e ao médico, combinando genes de aranhas e bicho-da-seda através da engenharia genética.


A chamada "Spider Silk" (seda de aranha), material mais forte e suave do que a seda convencional, foi criada por pesquisadores da Universidade de Shinshu, informou o jornal "Asahi".


Masao Nakagaki, professor da Faculdade de Ciência Têxtil e Tecnologia da universidade, foi o primeiro a implantar, em 2007, genes de aracnídeos em vermes, que, posteriormente, produziram a seda que continha componentes presentes nas teias de aranha.


Após vários anos de pesquisa, chegaram a um ponto no qual a "seda da aranha" contém, pelo menos, 20% dos componentes das teias. Com isso, alguns protótipos de meias soquetes já foram desenvolvidos com este material.


Além do setor têxtil, espera-se que este tipo de seda híbrida tenha aplicação na fabricação de fio cirúrgico e vasos sanguíneos sintéticos.


A fim de desenvolver comercialmente a criação, a universidade conseguiu um acordo com o governo de Kyotango (Prefeitura de Kioto, centro). Segundo o "Asahi", ambas as instituições se comprometem a colaborar em áreas de desenvolvimento industrial, capacitação de profissionais, pesquisa acadêmica e uso das instalações para a produção comercial da seda.


Em 2013, outra empresa japonesa, Spiber, decidiu apostar por um produto similar, o fio de aranha, que emprega um processo diferente para ser obtido. Após seis anos de pesquisas, a companhia conseguiu extrair de micro-organismos o gene das aranhas encarregadas de produzir a fibra do fio, para, posteriormente, decodificá-lo, reproduzi-lo e cultivá-lo mediante a biotecnologia, conforme detalhou a empresa. EFE



LEIA MAIS ...



SP, RJ e MG fecham acordo para levar água do Paraíba do Sul ao Cantareira

SP, RJ e MG fecham acordo para levar água do Paraíba do Sul ao Cantareira

São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais fecharam acordo para levar água do Paraíba do Sul ao Cantareira e amenizar a crise hídrica. O acerto foi mediado pelo Supremo Tribunal Federal e prevê que os três estados apresentem as propostas até 28 de fevereiro.


As medidas, no entanto, são de médio prazo e devem demorar mais de um ano para sair do papel. Em visita à Brasília, o governador Geraldo Alckmin afirmou que a transposição do Paraíba do Sul vai favorecer o sudeste.


*Ouça os detalhes no áudio


A maior parte do Paraíba do Sul está no Rio de Janeiro e o objetivo é fazer a transposição com o Jaguari, em São Paulo, que está interligado ao Cantareira.


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que mediou o conflito entre os três estados, considera o acordo um avanço. Fux destacou que os estados farão obras separadas e em conjunto para evitar conflitos que provoquem questões federativas.


A obra poderá ajudar São Paulo e Rio de Janeiro já que a interligação das bacias beneficia o fornecimento de água por todo o sudeste.


 



LEIA MAIS ...