NOTÍCIAS, BRASIL, MUNDO, EDUCAÇÃO, FOTOS, VÍDEOS, POLÍTICA 
Notícias do Último Segundo: o que acontece no Brasil e no Mundo
Ausente do debate RedeTV!/iG, Pimentel é acusado de fugir do confronto em Minas

iG São Paulo

Pimenta da Veiga (PSDB), Tarcísio Delgado (PSB) e Fidélis Alcantara (PSOL) participaram do debate ao governo de MG, Por razão médica, Fernando Pimentel (PT) cancelou presença

A Rede TV! e o iG realizaram na noite deste domingo (21) um debate entre os concorrentes ao governo de Minas Gerais. Participaram do embate os candidatos Pimenta da Veiga (PSDB), Tarcísio Delgado (PSB) e Fidélis Alcantara (PSOL). Fernando Pimentel (PT), em razão de uma faringite e por recomendação médica, cancelou a sua presença duas horas antes do evento começar.

A ausência de Pimentel, líder nas pesquisas de intenção de voto, foi criticada...

LEIA MAIS ...




Índios se unem para enfrentar os ruralistas nas urnas

Brasil Econômico

PEC que passa o poder de fazer demarcações de terras para Congresso Nacional provocou uma mobilização entre os líderes indígenas para tentar eleger representantes

A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 215, que passa o poder de fazer demarcações de terras para o Congresso Nacional, provocou uma mobilização entre os líderes indígenas para tentar eleger representantes nas eleições deste ano. Ao todo, serão 85 candidatos. PSOL, PT e PDT são alguns partidos que receberam nomes ligados às diversas etnias de povos tradicionais, mas o PV se tornou o principal aliado da causa. Para atendê-los, o partido chegou a criar secretarias...

LEIA MAIS ...




Estudante do Ciência sem Fronteiras morre durante trilha em montanha dos EUA

Davi Lira

Natural de Maceió, estudante de 22 anos morava em Fortaleza e era aluno de Engenharia na Universidade Federal do Ceará

O estudante Emanuel Rodrigo Biana Costa Bezerra, bolsista do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) nos Estados Unidos (EUA), morreu em um acidente no Estado norte-americano do Arizona na última sexta-feira (19).

O acidente ocorreu durante uma trilha que Bezerra realizava com colegas da universidade - muitos deles brasileiros -, na montanha Camelback, localizada em Phoenix, capital do Arizona.

Segundo a família do jovem, que foi comunicada do falecimento na madrugada desse sábado (20), o acidente foi causado pela desidratação. Especialmente nesta...

LEIA MAIS ...




Dilma nega sucateamento do IBGE: ‘contratei 834 servidores por concurso’

Mel Bleil Gallo

De acordo com a presidente, erro na divulgação da Pnad foi “banal”, mas será objeto de investigação

Diante dos questionamentos sobre os erros identificados na divulgação da mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), na última semana, a presidente Dilma Rousseff negou as críticas de que haveria um sucateamento do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE) e tentou, ao máximo, evitar uma associação direta dos resultados da pesquisa com sua campanha eleitoral.

“Vou questionar essa historia de sucateamento, que eu não sei quem inventou. Quero saber que órgão é sucateado, se no meu governo contratei 834...

LEIA MAIS ...




Estado Islâmico amplia cerco a cidade síria; refugiados vão à Turquia

Reuters

A Organização das Nações Unidas disseram que o nº de curdos sírios que se dirigiam à Turquia pode ter chegado a 100 mil

Os militantes do Estado Islâmico apertaram o cerco a uma cidade no norte da Síria neste domingo (21), enquanto as Nações Unidas disseram que o número de curdos sírios que se dirigiam à Turquia pode ter chegado a 100 mil e deverá subir.

Moradores da cidade fronteiriça de Ayn al-Arab, conhecida como Kobani em curdo, e seus arredores disseram que militantes estavam executando pessoas de todas as idades na região que conseguiram controlar e que criaram um clima...

LEIA MAIS ...




Rio faz manifestação contra intolerância religiosa

Agência Brasil

Sob chuva, os manifestantes – em sua maioria vestidos de branco – empunhavam cartazes contra a intolerância religiosa


A 7ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa reuniu cerca de mil pessoas na orla de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (21). Debaixo de chuva, os manifestantes, em sua maioria vestidos de branco, empunhavam cartazes contra a intolerância religiosa.

Leia também:
Rio é o segundo em intolerância religiosa
Grupo realiza ato em frente a escola do Rio contra a intolerância religiosa

Para a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da...

LEIA MAIS ...




Irã quer trocar apoio no combate ao Estado Islâmico por concessões nucleares

Reuters

O Irã exerce influência na guerra civil da Síria e no governo iraquiano, que está lutando contra avanço do Estado Islâmico

O Irã está pronto para trabalhar com os Estados Unidos e seus aliados para combater os militantes Estado Islâmico, mas gostaria de ver mais flexibilidade com o programa de enriquecimento de urânio do Irã, afirmam autoridades iranianas.

Os comentários das autoridades, que pediram para não ser identificadas, destacam a dificuldade para as potências ocidentais manterem as negociações nucleares separadas de outros conflitos regionais. O Irã exerce influência na guerra civil da Síria e no governo iraquiano, que está lutando contra...

LEIA MAIS ...




Líder nacionalista diz que escoceses foram enganados em referendo

Reuters

Alex Salmond acusou partidos políticos de ganhar o referendo por meio de uma falsa promessa de conceder novos poderes


O líder nacionalista escocês Alex Salmond acusou neste domingo (21) líderes políticos da Grã-Bretanha de enganar os escoceses e levá-los a não optar pela independência depois de uma disputa sobre quando e como dar mais poderes à Escócia.

Com a derrota do movimento pró-independência, Salmond está deixando o cargo de líder do Partido Nacional Escocês (SNP), depois de não conseguir convencer os escoceses a deixar de fazer parte do Reino Unido. Ele acusou os três principais partidos políticos da Grã-Bretanha de...

LEIA MAIS ...




Ghani é eleito presidente do Afeganistão

Reuters

Sob os termos do acordo assinado neste domingo (21), Ghani irá compartilhar poder com um líder proposto por rival


A comissão eleitoral do Afeganistão declarou neste domingo (21) o ex-ministro das Finanças Ashraf Ghani como presidente eleito, depois de um acordo para compartilhar poder com seu oponente, encerrando meses de disputas que desestabilizaram o país, enquanto a maior parte das tropas estrangeiras se preparam para sair.

O anúncio suspende os números finais da eleição, aparentemente como parte do acordo político entre Ghani e o rival Abdullah Abdullah, ex-ministro de Relações Exteriores que alega que o processo foi armado contra ele.

"A...

LEIA MAIS ...




Milhares vão às ruas de Nova York em marcha contra mudanças climáticas

Reuters

Mobilização também atinge países como Reino Unido e França; no Brasil, simpatizantes fizeram uma caminhada em São Paulo

O dia internacional da ação contra as mudanças climáticas levou dezenas de milhares de pessoas às ruas de Nova York neste domingo (21), com organizadores prevendo o maior protesto sobre o tema em cinco anos.

Cerca de 100 mil pessoas, incluindo o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, e senadores norte-americanos confirmaram presença na manifestação em Manhattan.

Leia também:
Concentração de gases de efeito estufa na atmosfera...


LEIA MAIS ...




Clap Your Hands Say Yeah! se apresenta pela primeira vez em São Paulo

iG São Paulo

Negroni Code by Campari trouxe o grupo norte-americano em festa para convidados e ganhadores dos códigos sorteados

Pela primeira vez no País, o Clap Your Hands Say Yeah! tocou bem alto na festa Negroni Code by Campari. O evento aconteceu no Metropolitan neste sábado (20), em São Paulo, para convidados e ganhadores de códigos que foram sorteados aos fãs do grupo.

Atualmente, o grupo norte-americano está em turnê de divulgação do quarto disco de estúdio, "Only Run", lançado este ano. Também conhecida pelas iniciais CYHSY, a banda é liderada pelo vocalista de timbre peculiar Alec Ounsworth.

Em uma fase,...

LEIA MAIS ...




Polly Bergen, premiada por "O Círculo do Medo", morre aos 84 anos

iG São Paulo

Atriz morreu no sábado (20) em sua casa, nos Estados Unidos; Seus trabalhos recentes foram em séries como "Família Soprano" e "Desperate Housewives"

Ganhadora do Emmy pela atuação no thriller "O Círculo do Medo", de 1962, a atriz e cantora Polly Berger, de 84 anos, morreu neste sábado (20).

No longa que a premiou, Polly atua com Gregory Peck e Robert Mitchum no papel de uma mulher aterrorizada.

A atriz, que também tinha trabalhos como cantora, morreu em sua própria casa na cidade de Southbury, no Estado de Connecticut, Estados Unidos, de causa ainda não divulgada.

Nos anos 1950, Polly...

LEIA MAIS ...




Sistema Cantareira atinge 8,1%, menor índice da história

iG São Paulo

Esse é o menor índice desde a captação do volume morto. Aproximadamente 9 milhões de pessoas dependem do sistema

O Sistema Cantareira atingiu neste domingo (21), o nível mais baixo da história desde o início da captação da água da reserva técnica mais profunda ou volume morto. Segundo a medição da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o sistema conta com apenas 8,1% da sua capacidade.

Sistema Cantareira tem o menor nível em duas décadas

Sistema Cantareira tem o menor nível em duas décadas

Foto:...

LEIA MAIS ...




Brasil tem 508 escolas rurais sem infraestrutura, diz estudo

Agência Brasil

Nessas unidades de ensino, quase 40% dos estudantes repetiram de ano e 23% abandonaram os estudos

No Brasil, 508 escolas rurais não têm condições de infraestrutura, têm baixa taxa de aprovação e muitos alunos abandonam os estudos. Nessas escolas não há sequer água filtrada. É o que mostra o estudo Escolas Esquecidas, divulgado esta semana pelo Instituto CNA, ligado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, que mapeou esses centros de ensino. A maioria está nas regiões Norte e Nordeste e é de difícil acesso.

O estudo utiliza os dados do Censo Escolar de 2012 e revela instituições que...

LEIA MAIS ...




Explosão no Egito mata 3, incluindo testemunha do julgamento de Mursi

Reuters

A explosão, o pior ataque em meses, matou dois tenentes-coronéis e um recruta, diz ministério das Relações Exteriores

Reuters

Uma explosão ao lado do ministério das Relações Exteriores do Egito matou três policiais neste domingo, incluindo uma testemunha-chave de um julgamento do deposto presidente islâmico Mohamed Mursi.

A explosão, o pior ataque no Cairo em meses, matou dois tenentes-coroneis e um recruta, de acordo com o ministério das Relações Exteriores.

Ajnad Misr, o grupo militante islâmico que realizou o último ataque significativo no Cairo, reivindicou responsabilidade pela explosão em um comunicado publicado em sua conta no Twitter.


"Esta nova operação...

LEIA MAIS ...




Europeus surgiram a partir de três tribos

BBC

A pesquisa foi feita a partir da análise do genoma dos restos de nove europeus que viveram na antiguidade

O europeu moderno teve origem a partir da mistura, ao longo dos últimos 7 mil anos, de apenas três tribos da antiguidade, segundo um estudo publicado na revistaNature.

A principal miscigenação partiu do encontro de uma tribo de caçadores de pele morena e olhos azuis com outra vinda do Oriente e formada por fazendeiros de pele clara e olhos castanhos.

Uma terceira tribo de características siberianas também contribuiu para a formação da genética europeia moderna.

A pesquisa foi feita a partir da análise...

LEIA MAIS ...




Acompanhe o debate Rede TV!/iG dos candidatos ao governo de Minas Gerais

iG São Paulo

Realizado em Belo Horizonte, embate reúne os candidatos Pimenta da Veiga (PSDB), Tarcísio Delgado (PSB) e Fidélis Alcantara (PSOL). Fernando Pimentel (PT) cancelou presença

A Rede TV! e o portal iG exibem simultaneamente pela televisão e pela internet debate com os principais candidatos ao governo do estado de Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do País.

A atração terá duas horas de duração, com o início às 22h25. Participam do evento os candidatos Pimenta da Veiga (PSDB), Tarcísio Delgado (PSB) e Fidélis Alcantara (PSOL). Fernando Pimentel (PT) cancelou sua presença no debate por recomendação médica, em razão de uma faringite. 

A mediadora será...

LEIA MAIS ...




Deus não pode ser usado para justificar violência, diz o papa Francisco

Reuters

"Que ninguém se considere a 'armadura' de Deus enquanto planeja e executa atos de violência", disse papa Francisco

Reuters

O papa Francisco, em sua mais vigorosa crítica aos militantes islâmicos até agora, disse neste domingo que nenhum grupo religioso que use a violência e a opressão pode alegar ser "a armadura de Deus".

As declarações foram feitas durante a visita de um dia de Francisco à Albânia, um país das Balcãs empobrecido, saudado pelo pontífice como um modelo de harmonia inter-religiosa graças às boas relações existentes entre a maioria muçulmana e outras denominações cristãs.

"Que ninguém se considere a...

LEIA MAIS ...




Presidente da Argentina diz ter recebido ameaças do Estado Islâmico

Reuters

Cristina Kirchner disse que o Ministério da Segurança e serviços de inteligências estão agora lidando com a ameaça

A presidente argentina, Cristina Kirchner, afirmou durante viagem ao Vaticano no sábado que recebeu ameaças do Estado Islâmico devido à sua amizade com o papa Francisco e por reconhecer Israel e a Palestina.

Entenda a violência extrema dos militantes do Estado Islâmico

EUA dizem que Irã tem papel a cumprir na luta contra o Estado Islâmico

EUA não vão travar outra guerra em solo no Iraque, diz Obama

Cristina disse que o Ministério da Segurança e serviços de inteligências estão...

LEIA MAIS ...




Torturados na ditadura, assistentes sociais dizem que repressão continua

Agência Brasil

Profissionais do Serviço Social participam neste fim de semana, em Brasília, do 43º encontro nacional da categoria

A ditadura já acabou, mas a repressão continua sendo praticada por militares – no caso, pela Polícia Militar – e atinge as camadas mais pobres da sociedade. De forma quase consensual, esta é a opinião dos profissionais do Serviço Social que participaram, em Brasília, do 43º encontro nacional da categoria.

“Nossa profissão sempre nos colocou na linha de frente das conquistas sociais. Por esse motivo, conhecemos de perto as várias agressões cometidas no passado, durante o período da ditadura, e no presente, principalmente...

LEIA MAIS ...




Protagonista na campanha de Dilma, Lula alterna momentos de ataque e diplomacia

Vasconcelo Quadros

Ex-presidente, que já foi 'radical', 'paz e amor' e 'metamorfose ambulante', adotou um novo estilo: o morde e assopra

Mergulhado na campanha para reeleição da presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já foi “radical”, “paz e amor” e “metamorfose ambulante”, adotou agora um novo estilo: o “morde e assopra”, que cutuca com vara curta os adversários e logo em seguida, como se estivesse checando reações, recua.

"Nunca falei mal da Marina e vou morrer sem falar mal dela", disse ele, depois de acusar a candidata do PSB,

LEIA MAIS ...




Adolescentes que fugiram da Fundação Casa permanecem foragidos

Agência Brasil

Fuga neste sábado ocorreu por volta das 21h. Parte dos jovens que não conseguiu deixar a unidade fez funcionários reféns

Agência Brasil

Quatorze dos 17 adolescentes que fugiram ontem (20) da Fundação Casa de São Bernardo do Campo, região do ABC Paulista, permanecem foragidos. A fuga ocorreu por volta das 21h. Em seguida, parte dos jovens que não conseguiu deixar a unidade fez seis funcionários reféns por duas horas.

O motim foi desfeito após negociação com a Superintendência de Segurança da fundação. Não houve feridos. A Corregedoria Geral da instituição abriu uma sindicância para apurar as causas e...

LEIA MAIS ...




Curdos fazem nova chamada para combate a Estado Islâmico na Síria

Reuters

Cerca de 70 mil curdos sírios fugiram para a Turquia após o avanço do Estado Islâmico em vilas perto da fronteira

Reuters

Militantes curdos na Turquia fizeram um novo chamada para a defesa de uma cidade fronteiriça no norte da Síria contra o avanço dos militantes do Estado islâmico, e as autoridades turcas e das Nações Unidas se preparavam no domingo para uma onda de refugiados.

Cerca de 70 mil curdos sírios fugiram para a Turquia desde sexta-feira conforme combatentes do Estado Islâmico tomaram o controle de dezenas de vilas perto da fronteira e avançaram na cidade fronteiriça de...

LEIA MAIS ...




Filhotes de guepardos encantam público nos Estados Unidos

BBC

Dois filhotes de guepardos foram apresentados ao público e à imprensa em San Diego, na Califórnia, neste final de semana

BBC

Dois filhotes de guepardos foram apresentados ao público e à imprensa em San Diego, na Califórnia, neste final de semana. Eles nasceram há três semanas no zoológico.

Os funcionários terão de cuidar dos animais, já que a mãe não conseguiu criar seus próprios filhotes no passado. Os animais pesam cerca de 1,5 kg e são bastante brincalhões. A visitação aos filhotes só está aberta durante algumas horas do dia.

Clique aqui e assista ao vídeo



LEIA MAIS ...




Jovem cria projeto para plantar orquídeas nas margens dos rios Pinheiros e Tietê

Beatriz Atihe

Marconi quer plantar mil flores à beira dos rios da capital; projeto precisa arrecadar R$ 22.370 até dia 12 de outubro

Estudando orquídeas há 10 anos, Alessandro Marconi, 30 anos, descobriu que as margens dos rios Pinheiros e Tietê já estiveram floridas com a espécie Cattleya Loddigesii, que era nativa à beira desses rios. A partir dessa descoberta, o orquidólogo começou a pensar em uma maneira de reinserir as flores naquela paisagem e com isso, surgiu o projeto Mil Orquídeas Marginais.

Leia também:
Pinheiros e Tietê poderiam ser fonte de água para São Paulo, dizem especialistas
Um bravo...


LEIA MAIS ...